TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas Recursos Humanos

Ensaios: Gestao De Pessoas Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  5.063 Palavras (21 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Tecnologia e Desenvolvimento Humano

2.2 Relações Interpessoais

2.3 Teoria da Administração

2.4 Analise econômica e social

3. CONSIDERAÇOES FINAIS

4. REFERENCIAS

1. INTRODUÇÃO

A disciplina Seminário I engloba conteúdos relacionados as disciplinas de:

• Tecnologia e Desenvolvimento Humano

• Educação a Distância

• Relações Interpessoais

• Teorias da Administração e

• Analise econômica e Social.

Vamos aborda as principais características de cada matéria que foi estudado nesse semestre. A importância de cada um dessas matérias cada uma tem um sentido diferente que ao mesmo tempo uma vai precisar da outra a tecnologia e Desenvolvimento humano hoje em dia todos temos que estar atento pois as tecnologias estão avançando e o mercado de trabalho ela evoluindo junto, e a população deve estar atenta para saberem como lidar com essa situação, relações interpessoais temos a convivência todos os dias, no meio familiar, no trabalho, na escola ou seja onde quer que vamos devemos saber como nos posicionar, tratar as pessoas que estão ao nosso meio, com educação, respeito, sejam elas conhecidas, próximas ou não, já na teoria da administração e a analise econômica e social, temos que estar atentos a o nosso mundo as modificações que estão surgindo tanto na economia quanto no mercado de trabalho na sociedade em si. O mercado de trabalho cada vez mais estar ficando exigente, e a pessoas devem se preocupar em se capacitar mais e se adequar as mudanças que estão surgindo. O mundo esta cada vez mais se modificando e a tecnologia avançando com isso as pessoas devem saber que precisam se estabilizar e profissionalizar para estarem preparadas para o mercado de trabalho e outras mudanças que poderiam surgi no decorrer do tempo. Cada assunto desse um explica o outro e mesmo que talvez sejam poucas as diferentes mais tudo se resume ainda mais agora principalmente na tecnologia e sabemos disso pois a economia e o mercado de trabalho precisa disso e saber lidar com as pessoas com o colaboradores.

2. DESENVOLVIMENTO

O modulo I do curso fundamenta nos alunos em conceitos de administração, tecnologia e desenvolvimento humano, economia e relações interpessoal. Estes conceitos, permitiram conhecer aspectos relacionados á estrutura e a organização da empresa e aprofundar a questão do papel da gestão de pessoas no mercado de trabalho.

2.1 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Através dos tempos, o ser humano vem desenvolvendo sua tecnologia para facilitar sua vida. Desde os mais remotos tempos, vê-se que a busca dessa comodidade impulsionou a espécie humana para desvendar a natureza, suas leis, desenvolver mecanismos, criar métodos, equipamentos, leis, convenções, tudo voltado a trazer-lhe o conforto. É evidente que o salto tecnológico foi acompanhado, primeiramente do choque causado na população, seguida pela adaptação à nova invenção, descoberta ou aperfeiçoamento, passando pela acomodação ao novo recurso, culminando na substituição dessa inovação por outra mais elaborada e que veio suprir novas necessidades humanas, reiniciando todo esse processo.

E com o passar do tempo a humanidade percebeu seu avanço tecnológico, seja através de grandes conquistas que serviram para a evolução, caso típico das tecnologias na área da saúde, seja também através da destruição originada, por exemplo, pelos equipamentos de guerra. No entanto, apesar de toda a conquista tecnológica que culminou no mundo que vivemos hoje, sentimos que o ser humano continua insatisfeito. A angústia, o medo, a incerteza assolam as esperanças da humanidade em si própria e parece que toda conquista material não é capaz de suprir essa insatisfação. Isso ocorre, porque a humanidade ainda não descobriu o que fazer com todos esses inventos, oriundos de sua capacidade criadora.

Claro está que o ser humano continua buscando desenvolver mais a tecnologia, sem, no entanto atribuir a essa conquista algo efetivo que possa auxiliar todos os seres humanos e trazer-lhe, de maneira global, aquele conforto que poderia ser fornecido pelo avanço da tecnologia. Claro está que a tecnologia é voltada para suprir as necessidades de poucos e a insatisfação cresce, na medida em que muitos nada têm e poucos tudo possuem. Com exceção, é evidente, da paz, que nenhum deles foi capaz de conquistar. Diante disso, cabe uma indagação; deveríamos abandonar a busca pelo desenvolvimento tecnológico? É evidente que não. Devemos sim aproveitar nossa potencialidade, cada um na sua área de atuação, e continuar desenvolvendo equipamentos, sistemas, tecnologias que possam trazem a todos os seres humanos a oportunidade de se manifestarem melhor e também de terem seus anseios atingidos. Mas, ressalte-se, para toda a humanidade, e não apenas para um grupo seleto. Porém, a humanidade não deve pensar no desenvolvimento tecnológico como seu objetivo final, pois a tecnologia alcançada deve servir de subsídio para o ser humano crescer, evoluir.

E quando o ser humano descobrir seu objetivo grandioso, que pode até ser ajudar os seres humanos que ainda não se reconheceram aí sim a tecnologia também estará em sintonia com esse objetivo, que é servir ao ser humano. Até essa ocasião, o ser humano continuará insatisfeito com a tecnologia, como também com sua ausência, por não se reconhecer como ser humano. Por isso, a maior conquista não está na tecnologia, mas sim no reconhecer-se como ser humano e saber aplicar todo o conhecimento adquirido para o bem da humanidade.

A tecnologia é sem dúvida muito relevante para o desenvolvimento do homem, ela determinou intrinsecamente em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida, bem como formas sociais e a sua organização econômica. O surgimento da informática trouxe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com