TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS RECURSOS HUMANOS

Dissertações: ATPS GESTÃO DE PESSOAS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O objetivo deste trabalho é mostrar que a gestão de pessoas esta presente em todos os setores das empresas, de forma direta ou indireta.

Com suas regras e deveres que devem ser levados sempre em consideração para que a empresa seja correta com seus afazeres.

Através da gestão de pessoas, as empresas se organizam, visando seus clientes e seus funcionários. Fazendo com que todos tenham os seus direitos respeitados, a mesma nos mostra como as empresas de pequeno e grande porte precisam dela, cada uma na sua proporção. Sendo assim a gestão de pessoas tem como objetivo proporcionar a competitividade às organizações alcançando seus objetivos e realizando suas missões.

Proporcionar aos empregados, treinamentos, feedbacks frequentes, para que os mesmos possam ter um alto conhecimento dentro da organização, assim.

Aumentando a autoestima e satisfação dos funcionários.

Através da gestão de pessoas as empresas conseguem contratar funcionários que atendem as suas expectativas, consequentemente, um bom lucro. As empresas de pequeno e grande porte possuem dificuldade na contratação de pessoas e sentem a necessidade de implantar uma boa gestão dentro das instituições.

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

As organizações para manterem-se crescentes no mercado dependem de pessoas capacitadas de conhecimentos, habilidades e atitudes, isso é para assegurar que os recursos materiais, financeiros e de tecnologias sejam usados da melhor maneira onde as pessoas passam a ser notadas com diferencial dentro das organizações, pois tem sua principal vantagem de se adequar as diferentes necessidades impostas pelos cenários de mudanças constantes no mundo corporativo.

O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações (Chiavenato, 2008), onde as pessoas dependem das organizações para poderem alcançar sucesso profissional, e é o lugar onde passam grande parte de suas vidas para terem melhores salários e benefícios, estabilidade, crescimento e orgulho da organização. E por sua vez as organizações com visão de sobrevivência, crescimento, produtividade, competividade entre outras coisas, dependem de pessoas altamente capacitadas para atingirem seus ideais, sendo que a organização e pessoas dependem umas das outras.

As organizações mudam constantemente devido ao mercado exigente, visão estratégica, e com isso o papel da Gestão é muito importante, porque através de processos conseguem fazer com que as pessoas das organizações sejam grandes aliadas para cuidar das equipes, tomar decisões, executar ações, cumprir metas, alcançando resultados almejados e conquistando-os com maior assertividade.

GESTÃO DE PESSOAS E FILME TEMPOS MODERNOS.

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin retrata o que era o quadro de trabalho anteriormente, quando o funcionário não tinha a devida valorização e a empresa não dava importância para suas necessidades e um ambiente de trabalho com um regime autoritarista com que as pessoas trabalhavam muito e ganhavam pouco, com a exploração através da carga horaria de trabalho exagerada e as condições sub-humanas em que as pessoas eram expostas em seus ambientes de trabalho.

Devido isso a classe operaria lutava por melhores condições de trabalho (os ambientes eram imundos e as maquinas muito perigosa para se executar as tarefas), aumento de salário, e diminuição da carga horaria que era muito longa, e ainda as tarefas tinham movimentos constantes e repetitivos, e havia a visão do aumento de produção, fazendo assim com que exigia do trabalhador ainda mais porque as tarefas tinham que ser executadas com mais rapidez.

Com o tempo isso foi ficando ultrapassado e as empresas começaram a identificar que o ser humano é essencial para o crescimento organizacional, e começou a valorizar e considerar o trabalhador como um parceiro, pois assim pode-se agregar e auxiliar as organizações atingirem seus objetivos de acordo com sua missão, houve a melhoria da mão de obra devido à competitividade de mercado.

A gestão de pessoas tem como foco administrar o recurso de pessoas dentro da organização, visando uma melhoria no ambiente de trabalho para a realização das tarefas, proporcionar o desenvolvimento constante das pessoas inseridas nas organizações de acordo com as funções exercidas através de treinamentos, com a manutenção de como manter as pessoas na organização tendo preocupação com a higiene e segurança do trabalho, remuneração e compensação.

PLANO DE AÇÃO APLICADO NA EMPRESA

A partir de dados levantados como consta em Anexo 1, iremos apresentar uma empresa de pequeno porte, muito conceituada no seu segmento, que hoje atua no forte no segmento Jurídico na área consultiva. Esta empresa é a RGP Consultoria LTDA hoje instalada na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, nº 47, Centro em Campo Grande – MS.

Hoje contando com um quadro de 12 colaboradores sérios e comprometidos com suas atividades exercidas, pois, para se tornar um dos colaboradores da RGP Consultoria é preciso ter os critérios humanos hoje exigidos pela empresa. Em seus valores a excelência no atendimento, respeito e ética com o indivíduo e um bom relacionamento interpessoal e isso se agrega também em relação a recrutamento de colaboradores, pois, eles focam e necessitam de pessoas sérias responsáveis de boa índole e qualificadas a suas atividades exercidas, mas, nem sempre conseguimos identificar essas características por serem humanísticas de caráter e as vezes é muito difícil, relata Romilda Valeria Rocha que ocupa o cargo de analista de recursos humanos que também é responsável por recrutamento e seleção de colaboradores.

A rotina dos colaboradores é voltada a execução de suas funções para atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Esta rotina é estabelecida por meio do planejamento estratégico que tem o propósito do desenvolvimento e a manutenção de ajustar os objetivos, as potencialidades de empresa e as mudanças decorrentes das oportunidades de mercado.

O planejamento estratégico é realizado a partir da missão, valores e visão da empresa junto a uma análise externa e interna para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com