TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Ensaios: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO A DISTÂNCIA- CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Campo Grande-MS

Abril/2013

Acadêmicos

Nomes RA

EDNA LIMA 199152

EMERSON SAVIO OLIVEIRA 194804

FLÁVIO EDUARDO SANDRI 201388

TÂNIA RIOS 241137

GESTÃO DE PROJETOS

Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentada como atividade avaliativa da disciplina GESTÃO DE PROJETOS do curso Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da tutora presencial Andréia Rodrigueiro.

Campo Grande-MS

Abril/2013

Objetivo do Desafio

O objetivo deste desafio é analisar a situação vigente de uma empresa real e observar suas necessidades mais evidentes. A partir da constatação dessas necessidades, o grupo deve conceber um projeto que supra essa demanda.

1ª ETAPA

Empresa: ENZO VEÍCULOS LTDA.

A empresa ENZO Veículos Ltda., iniciou suas atividades em março de 2005, portanto é uma empresa recém inaugurada, de médio porte que atua no comércio a varejo de peças, automóveis e utilitários novos.

Está localizada na Rua Joaquim Murtinho, n° 2350, Bairro Miguel Couto na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, contendo em seu quadro geral de colaboradores aproximadamente trezentas pessoas.

A empresa é formada por sociedade de quotas. O objeto da sociedade é o Comércio varejista de compra e venda de veículos automotores novos e usados, peças, acessórios, prestação de serviços de mecânica em geral, funilaria, pintura, tapeçaria, elétrica, representação comercial e intermediação em vendas de veículos novos e usados. Faculta, contudo, às partes estipularem o contrário em alteração contratual.

O objetivo da empresa consiste na satisfação total do cliente, custos adequados, dentro de sua expectativa; na preservação do patrimônio do cliente; manter alto nível de qualidade nos serviços.

O foco no cliente, ética, parceria, confiança, integração e excelência profissional conceituam seus princípios e valores.

A Concessionária Enzo tem como Missão oferecer produtos e serviços Fiat, obedecendo a seus padrões visuais, buscando excelência no atendimento através da qualificação e satisfação dos colaboradores, visando sustentabilidade e perenidade.

Já a Visão da empresa é ser a melhor concessionária em excelência no atendimento, se adequando ao estilo de vida de cada cliente, proporcionando prazer em dirigir veículos Fiat utilizando a gestão inovadora, capaz de aliar estilo, prazer e qualidade.

Mas o que é GESTÃO DE PROJETOS?

O projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade. De acordo com a norma ISO 10.006 o projeto é um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Por isso um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato.

Gerenciamento de projetos é planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais num dado empreendimento, levando-se em conta tempo, custo e desempenho estimados. Caso o projeto esteja sendo executado com o acompanhamento de um cliente externo, também deve ser considerada a preocupação em manter boas relações com o cliente e atendê-lo.

Uma gestão de projetos bem-sucedida exige planejamento e coordenação extensivos. O fluxo de trabalho e a coordenação devem ser administrados horizontalmente, e não verticalmente, como ocorre na gerência tradicional. Na administração vertical, os trabalhadores são organizados em cadeias de comando de cima para baixo. Por isso, têm poucas oportunidades de interagir com outras áreas funcionais. Na gerência de projetos o trabalho é organizado ao longo dos vários grupos funcionais que trabalham em interação permanente, como um “time de projeto”. Tal organização permite uma melhoria na coordenação e comunicação entre os subordinados e seus gerentes. O fluxo horizontal de trabalho acarreta produtividade, eficiência e eficácia. As empresas que conseguiram se especializar

em fluxo horizontal de trabalho são, geralmente, mais lucrativas que aquelas que continuam a utilizar exclusivamente o fluxo vertical.

2º ETAPA

De acordo com pesquisas realizadas na empresa escolhida pelo grupo, através de depoimentos e opiniões dos próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com