TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Dissertações: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Conforme o desenvolvimento do trabalho pudemos acrescentar conhecimentos sobre operações de projetos que envolvem atividades simples e complexas.

A partir de pesquisas nos mais variados meios de divulgação, selecionamos materiais para execução deste trabalho com intuito de nos passar conteúdos para um futuro promissor.

Focamos a principio a importância do planejamento e controle, para ambos os setores e tamanhos.

Em texto adentro discutimos e incluímos tópicos técnicos essenciais para o desenvolvimento de um projeto, porem um texto simples sem muito recursos que podem ser adquiridos em diversos meios.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETO

PROJETO

O Projeto e um conjunto de atividades, que tem um ponto inicial e um estado final definidos, perseguem uma meta definida e usam um conjunto definido de recurso. Gerenciamentos de projetos contem tarefas de grande escala, consomem relativamente grandes quantidades de recursos, gastam muito tempo para se completar e tipicamente envolvem entre interações de diferentes partes de uma organização. Planejar e controlar uma empresa precisa idealizar uma complexidade do projeto e paneja-lo adiante no tempo para cumprir suas metas. Existem varias tipos de projetos de grandes variedades.

A variedade de projetos contem elementos comuns que limitam as suas futuras configurações sendo: objetivo, complexidade, unidade, incerteza, tempo, e ciclo de vida, todavia e essencialmente importante pessoas e ligações capacitadas e metas claras para o sucesso do gerenciamento do projeto.

PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETO

As atividades de gerenciamento de projeto se dividem em cinco etapas, quatro dos quais são importantes para o planejamento e controle de projetos.

1ª etapa : compreensão do ambiente do projeto – fatores internos e externos que podem influenciar o projeto.

2ª etapa : definição do projeto – estabelecimento dos projetos, do escopo e da estratégia para o projeto

3ª etapa : planejamento do projeto – decisão de como o projeto será executado.

4ª etapa : execução técnica – desempenho dos aspecto técnicos do projeto.

5ª etapa : controle do projeto – garantia de que o projeto esta sendo executado de acordo com os planos.

PLANEJAMENTO DE REDES

O planejamento de redes é uma técnica orientada para atingir uma atividade específica. Assim, qualquer projeto que se pretenda empregar o tratamento aqui proposto, deve atender a dois requisitos básicos, para que a aplicação seja possível: O projeto deve ter claramente definidos os pontos de inicializado e o de finalização. o Deve ser complexo; ou seja, composto pôr cadeias de atividades que ocorram em paralelo entre os pontos inicial e final e estejam ou possam estar relacionadas entre si em pontos intermediários. PERTICPM ou planejamento de redes O planejamento de redes exige um profundo estudo e análise do projeto, bem como uma detalhada e sistemática apreciação do mesmo. Possibilita que se observe a evolução das atividades que se relacionam entre si e demonstra claramente essa relação. Por analogia demonstra até que ponto uma atividade depende da execução de outra, em paralelo, para sua elaboração. Demonstra ainda as conseqüências das falhas e deternúna as 'folgas' existentes ou exigidas pelas diferentes atividades do projeto. As técnicas de planejamento de projetos são conhecidas por diversos nomes. As duas mais divulgadas são chamadas (ou denominadas) pelas suas siglas. São elas o PERT e o CPM. 483 PERT = Performance Evaluation and Review Technique (a primeira letra pode ser encontrada como sendo Project ou Program) ou Técnica de Avaliação e Revisão da Execução; CPM = Critical Path Method ou Método do Caminho Crítico; CPS = LES = Critical Path Scheduling ou Programação pelo Canúnho Crítico; Least Cost Estimating and Scheduling ou Estimativa e Programação por meio do menor custo e mais uma série infindável de variações, tais como micro-PERT, l-time-PERT; PERTICOS7, PEP e muitos outros.

PERT|CPM OU PLANEJAMENTO DE REDES

Definição: o planejamento de redes é uma das técnicas empregadas para o controle de tempos e desenvolvimento para projetos, usando técnicas gráficas especiais, podendo ser desenvolvidas pelo computador. Esta técnica permite organizar, ordenar, definir prioridades e controlar a evolução, coordenando as diversas atividades necessárias e interrelacionadas na realização de projetos de grande envergadura. Na definição apresentada estão os principais motivos para a utilização do planejamento de redes no desenvolvimento dos projetos u ligados especialmente à área de OSM. Mais que uma ferramenta de análise, ele se configura como um auxiliar insubstituível na gestão de projetos.

Objetivos: o planejamento de redes tem como ponto fundamental, proporcionar um método eficaz para o planejamento, coordenação e controle da evolução dos sistemas ou projetos. Esta técnica é composta por um conjunto de princípios, métodos e técnicas para o planejamento de um projeto orientado para o trabalho a ser realizado, estabelecendo uma base específica para o cálculo de tempos, custos, controle e redefinição do trabalho

PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE (PERT)

Em 1957 a Marinha Americana contratou a empresa de consultoria Bozz-Allen and Hamilton para desenvolver um sistema de planejamento e controle na construção de um foguete. O programa foi intitulado de Projeto Polaris.

Por se mostrar muito extenso e como era de vital importância o cumprimento dos prazos estabelecidos, foi criado um grupo de pesquisa para implantar uma ferramenta de organização e controle denominada posteriormente de PERT,Técnica de Avaliação e Controle de Projetos (ou programas), do inglês, "Program Evaluation and Review Technique". É semelhante ao CPM, mas são calculadas as datas pessimistas, prováveis e otimistas dando tratamento probabilístico às durações.

Cerca de 10.000 empresas (entre contratantes e sub-contratantes) tinham que ser coordenadas e necessitavam se comunicar em uma mesma linguagem. O método reduziu de cinco para três anos a duração do empreendimento.

PERT - Representação Gráfica - A representação gráfica do sistema PERT é composta por setas orientadas que representam as atividades e círculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com