TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Trabalho Universitário: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera Valparaiso-GO

GESTÃO DE PROJETOS

Curso: Administração

6º e 7º semestres

Valparaíso de Goiás 01/04/2014

INTRODUÇÃO

O presente desafio tem como objetivo analisar a situação atual de uma empresa real e observar as necessidades de melhorias para essa empresa. Depois da análise e constatado os problemas, devemos propor aos gestores a elaboração de um projeto que supra a necessidade da empresa, levando em consideração pessoas envolvidas, tempo de execução, orçamento e toda estrutura necessária.

Esse desafio será muito importante, pois aprenderemos a relevância da Gestão de Projetos e como ela pode ser aplicada em uma empresa.

A empresa onde o projeto será realizado é a RTV MÍDIA empresa de fiscalização eletrônica de mídia de TV e RÁDIO. A empresa tem demanda de serviço, mas será preciso a abertura de novas praças para atender a todos os clientes.

ETAPA 1 – PASSO 2

A RTV Mídia é uma empresa de pequeno porte, totalmente nacional que atua no mercado de auditoria dos meios de comunicação eletrônica. A principal atividade da empresa é o monitoramento/fiscalização constante de RÁDIOS, TV ABERTA E FECHADA (canais pagos).

Para a fiscalização de rádio, a empresa conta com três modalidades que são: RTV CLIPPING (Relatórios com os anúncios veiculados nas emissoras cobertas pela malha de gravação RTVMIDIA no dia e horário solicitado podendo ser 07 horas às 19 horas, 00 hora às 24 horas, ou horário definido pelo cliente), e RTV CHECKING (Relatórios com acompanhamento da veiculação de determinada campanha contratada pelo cliente nas emissoras pré-determinadas dentro da malha de gravação da RTVMIDIA no dia e horário solicitado podendo ser 07 horas às 19 horas, 00 hora às 24 horas, ou horário definido pelo cliente) e o RTV CHECK REMOTE (Clipping e Checking de emissoras fora da malha de gravação da RTVMIDIA, mas com disponibilidade Técnica de áudio, a partir de qualquer outro sistema de gravação de Censura utilizado no mercado e compatível com o sistema RTVMIDIA).

A empresa também presta alguns outros serviços como: Check Transporte (Checking de veiculação de mídias em meios de transporte). Check Outdoor (Checking de veiculação de mídias em outdoor), Check Bus Stop (Checking de veiculação de mídias em pontos de ônibus) e outros. Ela disponibiliza relatórios diários e personalizados de acordo com o perfil de seus clientes. Com a tecnologia que a RTV MÍDIA hoje dispõe, e possível seus clientes terem acesso a todo material disponível em apenas um clique, graças ao investimento em tecnologia, seus clientes têm essa possibilidade de ter todo material on-line em qualquer momento, a qualquer hora e em qualquer lugar. A empresa está localizada no Rio de Janeiro, onde é sua matriz. Possui um quadro com 6 funcionários na matriz, e mais alguns funcionários em suas praças/filiais. A empresa hoje opera com as seguintes praças: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora e São Paulo. A RTV MÍDIA fundamenta-se em 4 princípios básicos, que são: Qualidade, Tecnologia, Rapidez e Inovação.

ETAPA 1 – PASSO 4

A compreensão do significado de Gestão de Projetos se dá melhor, primeiramente com o entendimento do que vem a ser um Projeto. “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”. Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realizar uma viagem e por aí vai.

As características do projeto são: Tem prazo definido de começo e fim, é temporário; deve ser planejado, executado e controlado; entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos; é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva; envolve uma equipe de profissionais e tem recursos limitados.

A “Bíblia” do gerenciamento de projetos é o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida assim: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”. Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, tem começo, meio e fim. Por sua vez, a operação é algo contínuo. Agora sim, vamos entender o que é Gestão de Projetos, é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

ETAPA 2 – PASSO 4

Antes de começar o escopo do projeto, vamos esclarecer o significado de “escopo”. A definição do escopo se segue ao entendimento dos objetivos do projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado. É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo. O consenso inicial sobre o escopo do projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou outra pessoa, para fazê-lo. Embora pareça tratar de informações redundantes, é um processo necessário para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com