TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Monografias: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

1. CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS

Objetivos

• Entender a relação das mudanças organizacionais com projetos.

• Identificar os fatores que influenciam a demanda por planejamento dos projetos.

• Reconhecer os principais benefícios dos projetos na Organização.

• Conhecer um pouco da história de projetos.

2

1.1. Mudanças organizacionais

Por que o assunto gerenciamento de projetos tem despertado tanto o interesse das organizações? A resposta é bem mais simples do que você imagina: mudanças

Atualmente vivemos em um mundo no qual o volume das mudanças tem crescido cada vez mais. Para que as organizações possam sobreviver e progredir, elas precisam modificar constantemente seus produtos, serviços, processos e infraestrutura. A novidade hoje dura pouco, o ciclo de vida dos produtos tem se reduzido drasticamente. A necessidade de processos produtivos e de infraestrutura adequada é fundamental para o crescimento das organizações.

O conceito da geladeira para toda a vida, de nossa avó, já está ultrapassado. A ideia de comprar determinada marca de televisor, pois durava décadas, sem necessidade de reparo, também já está superada.

Outro exemplo é o caso dos telefones celulares. Quantos modelos diferentes já foram lançados de um Natal para o outro? Quantos celulares uma pessoa pode ter comprado nos últimos cinco anos? As mudanças na funcionalidade do aparelho estão acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. Há menos de cinquenta anos, o telefone preto reinava soberano em cima da mesinha, com um único serviço proporcionado pela "companhia telephonica": fazer e receber ligações.

• Heráclito

Mudanças são inevitáveis, sabemos disso, e o assunto tem sido percebido desde o tempo dos filósofos gregos. Heráclito, um deles, em 500 a.C., enquanto observava a corrente de um ribeirão, concluiu que nunca se cruzaria um rio com a mesma água, pois ela estava sempre correndo. As coisas estão sempre em movimento, portanto sendo continuamente transformadas. Dessa brilhante conclusão, ele criou a famosa citação: "nada é permanente exceto as mudanças".

3

• Bill Gates

Muitos séculos depois, outro "filósofo da tecnologia", Bill Gates, afirmou que “os negócios vão mudar mais nos próximos dez anos do que mudaram nos últimos 50 anos!”.

Além de vivermos em constante mudança, ela está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado.

Veja, por exemplo, a sua empresa, que oferece serviços bancários. Quantos tipos de produtos e serviços novos ela tem oferecido nos últimos anos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com