TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Desempenho

Dissertações: Gestao Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  4.701 Palavras (19 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

Introdução 02

Informações da Empresa, Visão e Missão 03

O Papel de Recursos Humanos na Gestão do Desempenho 04

Métodos de Avaliar o Desempenho 05

Técnicas em Gestão do Desempenho 12

Gestão de Desempenho 14

Planejamento e Implantação da Avaliação de Desempenho 15.

Considerações Finais 17

Referências 19

INTRODUÇÃO

A finalidade de desenvolver o conceito e os assuntos relacionados à Gestão de Desempenho que inclui processos que comunicam, com eficiência, as metas alinhadas da empresa, avaliam o desempenho dos funcionários e os recompensam de forma justa.

O planejamento claro das metas, o desenvolvimento de competências e uma cultura de pagamento por desempenho são práticas de gestão de talentos utilizadas por empresas de sucesso para demonstrar a seus colaboradores o seu valor. É comprovado que a gestão eficiente de desempenho e talentos aumenta o ânimo dos colaboradores e a produtividade geral. Um time engajado e produtivo é essencial para que qualquer empresa supere a concorrência.

Custos crescentes, aumento da concorrência e o tempo necessário para contratar e treinar novos talentos tornou a retenção dos melhores colaboradores essencial para os resultados finais. Reconhecer as lacunas e desenvolver as habilidades permite aos gerentes mapear de forma adequada os planos de sucessão, enquanto os funcionários podem desenvolver um plano de carreira viável.

.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Todas as etapas foram realizadas com base na pesquisa realizada com a Empresa :

• Empresa: Grupo Carrefour

• Localização: AVENIDA Brigadeiro Luis Antônio 3174

• Segmento: Varejista

• Porte: Grande

Missão: Almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Valores: Trabalhar em busca de resultados acreditados, no prazer em servir como um diferencial em nosso posicionamento e reconhecemos a importância da diversidade das pessoas e de suas idéias. A empresa foi escolhida por ser de grande porte e de crescimento constante.

Contato da equipe na empresa: Sandro Roberto de Castro Lopes, com Cargo :Assistente Comercial Pleno.

O Grupo Carrefour utiliza o Ciclo de Gente ele é o principal processo de Gestão de Pessoas da empresa. É através dele que o gestor consegue os subsídios necessários para tomada de decisões que envolvem o seu time como: desenvolvimento, movimentação, retenção, reconhecimento, Métodos e Técnicas de avaliação desempenho, as funções da área de Recursos Humanos e entre outros.

Nesse processo todos ganham: o colaborador, o gestor e a Companhia.

Através desse processo o gestor reflete sobre as suas entregas considerando as competências e valores do Grupo Carrefour e o seu potencial. E, a partir daí, é possível o planejamento conjunto de ações que podem auxiliar o seu desenvolvimento profissional. O Grupo Carrefour acredita que o crescimento profissional é o resultado do desempenho e do potencial demonstrado pelo colaborador.

É importante ressaltar que deve ser avaliado sempre o desempenho sustentável do colaborador ao longo dos últimos 12 meses, e não apenas em uma realização específica.

O Papel de Recursos Humanos na Gestão do Desempenho

Para um sistema eficaz, é preciso que os profissionais de RH conheçam muito bem suas empresas, seus produtos, seus clientes, seus concorrentes, enfim, todos os aspectos da área onde irão atuar os profissionais. Para poderem alinhar sistemas, políticas e práticas, devem ainda conhecer os objetivos e as estratégias do negócio, o que nem sempre acontece. Neste ponto é preciso enfatizar a importância do papel das lideranças na Gestão de Pessoas e na geração de resultados para o negócio. Os profissionais de Recursos Humanos podem criar ou desenvolver os melhores sistemas e monitorá-los com eficiência, mas são os líderes que os operacionalizam. São eles que escolhem quem fará parte de suas equipes, são eles que gerenciam o desempenho dos seus liderados, que avaliam suas competências e deficiências. São eles que estão vivenciando o dia a dia com as equipes, estimulando e reconhecendo bons desempenhos etc. Os sistemas de informações de RH são abastecidos com as informações geradas pelas lideranças

Na empresa Grupo Carrefour a área de Gente & Gestão (RH), junto com cada área e negócio, planejam as ações de desenvolvimento, movimentações, méritos para os colaboradores. É nesse momento que os líderes dividem com a área de Gente & Gestão (RH) os desafios da área, projetos, perfil do time e oportunidades para o ano e juntos é realizado também o planejamento financeiro para essas ações.

A empresa também realiza comitês de carreira e sucessão esses comitês são os momentos em que um grupo de gestores se reúne para avaliar em conjunto seus reportes diretos.

Nos comitês os gestores com a orientação e parceria de Gente e Gestão (RH), compartilham e discutem o desempenho e potencial dos seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com