TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Segurança Do Trabalho

Artigo: Gestao E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Nexo tecnico epidemiologico 4

2.1.1 Principais caracteristicas do NTEP 4

2.1.1.1 Perfil Profissiografico Previdenciário (PPP).....................................................5

2.1.1.1.1 As normas de segurança e saúde do trabalhador.......................................6

3 SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO........................................7

3.1 Ética, politica e sociedade......................................................................................7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Qual a função do tecnólogo em segurança do trabalho?

Supervisionar as atividades ligadas a segurança do trabalho, a fim de assegurar condições que eliminem ou reduzam riscos de acidentes.

Quais os desafios encontrados nesta profissão?

Um bom profissional deve buscar constante autorização, estar ao que acontece nas empresas e fazer pesquisas dos mais variados temas. O bom técnico em segurança trabalho deve se relacionar bem com as pessoas e procurar passar as orientações de forma que os colaboradores não se sintam obrigados ou coagidos. É fundamental importância que o técnico faça uma boa analise do ambiente em que trabalha e procure visualizar possíveis acidentes futuros.

2 DESENVOLVIMENTO

Tecnólogo de segurança do trabalho, os conteúdos que o tecnólogo ira estudar, são introdução a segurança no trabalho, desenho técnico e informática, higine, medicina, ergonomia e segurança do trabalho, sociologia e psicologia do trabalho, legislação e normas técnicas, química biossegurança, resgate e saúde ocupacional, prevenção e controle de perdas, incêndios, explosões e desastres, suporte emergencial a vida.

Quanto o campo de trabalho, a atuação de um profissional de técnico segurança do trabalho é bem vista podendo trabalhar em empresas publicas ou privadas, hospitais, sindicatos ou em órgãos oficias, entre outros.

2.1 NEXO TECNICO EPIDEMIOLOGICO PREVIDENCIARIO.

NTEP é uma metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a pratica de uma determinada atividade profissional.

Em 2006, a previdência social instituiu o nexo técnico epidemiológico previdenciário – NTEP, com adoção do NTEP foi implantada uma nova metodologia para concessão dos benefícios previdenciários por acidentes de trabalho e doenças geradas pelo trabalho, ou seja, as doenças ocupacionais, que passa a não depender exclusivamente da missão da comunicação de acidentes de trabalho.

2.1.1 Principais características do NTEP.

Este sistema é uma grande inovação criada para previdência social, havendo um consenso entre as partes, trabalhadoras, empregadoras e INSS, assim obtendo códigos e especificações de dados completos para caracterização dos nexos, dessa forma descobriu-se que para determinados CNAE, informamos há uma concentração maior de determinados tipos de doenças.

O NTEP não poderia ser denominado de nexo, eis que se separa da associação entre agente e doença. Também jamais poderia ser denominado de epidemiológico, uma vez que somente estratificou os dados por atividade econômica, desprezando outras atividades como região, idade, gênero, etc, no máximo poderia ser classificado como nexo estatístico.

2.1.1.1 Perfil Profissiografico Previdenciário (PPP).

Quanto a finalidade do perfil do profissiografico previdenciário (PPP), a finalidade e de comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, de prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a previdência social, os órgãos públicos e os sindicatos, de forma garantidora quanta ao direito decorrente da relação de trabalho, individual ou difuso e coletivo, proporcional á empresa meios de prova, produzidos em tempo real, de modo de organizar e a individual as informa longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus colaboradores, podendo também proporcionar as administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com