TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategicas De Pessoas

Monografias: Gestao Estrategicas De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Um dos principais objetivos da Tecnologia da Informação (TI) atualmente é apoiar esforços para administrar e alavancar o conhecimento organizacional. A gestão do conhecimento é um novo modo de pensar sobre como organizar e compartilhar os recursos intelectuais e criativos de uma organização. Portanto, para que se implemente uma estratégia de gestão de conhecimento, considerando as pessoas e a sistematização de informações, é preciso:

I. Identificar o capital intelectual da empresa e o conhecimento de especialistas externos para destacar problemas ou oportunidades para tornar a organização mais competitiva;

II. Desenvolver redes para ligar pessoas de modo que o conhecimento tácito possa ser compartilhado;

III. Desenvolver um sistema de documentos eletrônicos que codifique, armazene,dissemine e permita a reutilização do conhecimento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a.

I, II e III

b.

III

c.

II e III

d.

I

e.

II

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Gestão do Conhecimento é o assunto do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial. Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir ideias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter ideias novas e ser inovador é tornar úteis estas ideias novas.

Exemplo de empresa onde o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de 37 bilhões de dólares e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente 300 bilhões de dólares.

Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa , ressalta Heitor Pereira, presidente da SBGC Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público.(www.administradores.com.br)

Quando se fala em gestão do conhecimento, pressupõe-se que exista um conceito bem definido do que venha a ser exatamente conhecimento . Com relação ao conhecimento, pode-se afirmar que: Assinale a afirmação correta:

a.

É orientado para a ação e está em constante mutação.

b.

Conhecimento, dado e informação tem em síntese o mesmo significado.

c.

Não depende do contexto onde está inserido, nem é dinâmico.

d.

É orientado para a ação, mas não está em constante mutação.

e.

Está em constante mutação, mas não é orientado para a ação.

.

0,2 pontos

Pergunta 3

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o desenvolvimento profissional não é apenas uma preocupação de quem deseja garantir seu posto de trabalho. Hoje, a captação e a retenção de talentos tornaram-se ações indispensáveis à Gestão de Pessoas de inúmeras empresas e, dentro dessa realidade, o investimento no colaborador ganha destaque acentuado.

Motivado pela necessidade que as corporações têm em manter os profissionais preparados e alinhados aos objetivos estratégicos, o Grupo Medial, que atua no mercado de saúde suplementar no país e conta com cerca de oito mil colaboradores, em maio de 2008 instituiu oficialmente a Universidade Corporativa Medial. Dentre os principais objetivos dessa iniciativa estão: difundir a filosofia empresarial e o modelo de gestão, preparar o capital intelectual necessário aos negócios e à estratégia da organização, além de capacitar as lideranças, pois esse é um passo muito importante para gerir pessoas e contribuir para a retenção do capital humano. (Fonte: Rh.com.br)

No que se refere à gestão do conhecimento, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta:

a.

O indivíduo passa a ser o foco central, deste modo os talentos individuais e a competição são privilegiados.

b.

Gestão do conhecimento é a gestão do ativo intangível, baseado, sobretudo, na competência dos colaboradores de determinada organização.

c.

O conhecimento é transmissível e proporciona ao indivíduo o saber sobre determinados fatos e eventos, mas não lhe permite agir.

d.

A era do conhecimento é caracterizada pelo fato de a fonte fundamental de riqueza ser a produção em massa.

e.

Nas organizações que implementaram a GC, a elevada especialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com