TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégicas De Pessoas

Artigo: Gestão Estratégicas De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  8.935 Palavras (36 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 36

Unidade 1

Pergunta 1

A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará no curto prazo o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Quanto à prática de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, assinale a alternativa correta.

a. Os processos de recrutamento e seleção têm-se modificado, no sentido de usar novas técnicas, capazes de identificar pessoas com adaptação ao trabalho.

b. A gestão de pessoas pode ser conceituada como um conjunto de políticas e práticas de uma organização definidas para orientar e controlar as pessoas.

c. Planejar estrategicamente a gestão de pessoas na organização significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, em uma perspectiva de passado.

d. O que se espera do profissional de gestão de pessoas é que ele seja capaz de adaptar pessoas ao trabalho.

e. A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.

Pergunta 2

Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

a. Motivado, ou seja, atuar com grande energia, tendo a capacidade de mobilizar seus esforços para o alcance dos objetivos traçados.

b. Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

c. Aprendiz, isto é, ter vontade de aprender continuamente, compartilhando o conhecimento.

d. Empreendedor, definir rumos e tomar decisões.

e. Preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização.

Pergunta 3

Com a maior valorização do conhecimento, a gestão de pessoas torna-se responsável por criar um clima organizacional propício à criação de valor, promovendo educação continuada e programas de incentivo, que se faz necessário para retenção do acervo intelectual, pois a saída de um colaborador pode resultar em perda de conhecimento, se a organização não estiver preparada para a gestão dos ativos intangíveis. (QUEIROZ et al, 2005).

Com base nisto, pode-se afirmar que a criação de um ambiente de clima organizacional positivo: Assinale a alternativa correta.

a. Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.

b. Facilita os processos de recrutamento interno para novos cargos.

c. Elimina o uso de indicações nos processos de recrutamento e seleção.

d. Elimina as discussões e desentendimentos dentro da empresa.

e. Estimula a incongruência entre os objetivos da organização.

Pergunta 4

O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de gestão de pessoas. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de GP e tivesse por intenção utilizar os meios digitais e tecnologias de rede (e-GP):

I. Proporia entrevistas de seleção por competências, disponibilizadas no portal da empresa, para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada.

II. Abriria um espaço no site da empresa para os colaboradores darem feedback sobre os programas da área de GP, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área bem como a oportunidade de darem sugestões.

III Usaria os meios digitais para comunicar e disponibilizar cursos para o aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos e competências dos colaboradores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta a. Apenas a afirmação III

b. As afirmações I e II

c. As afirmações II e III

d. Apenas a afirmação II

e. Apenas a afirmação I

Pergunta 5

Ao observar o mercado, é possível notar que cada vez mais as organizações buscam avaliar seus colaboradores tanto por suas competências técnicas quanto comportamentais. No entanto, muitas empresas nem sempre alcançam os resultados esperados simplesmente porque não conduzem o processo de avaliação de desempenho de forma correta e atropelam fases consideradas fundamentais. Diante desse possível fracasso, as consequências geradas podem ser consideradas perigosas para as corporações, pois o clima organizacional geralmente é afetado, as pessoas sentem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com