TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao ambiental

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A maioria dos municípios brasileiros dispõe seus resíduos sólidos domiciliares sem nenhum controle, uma prática de graves consequências: contaminação do ar, do solo, das águas superficiais e subterrâneas, criação de focos de organismos patogênicos, vetores de transmissão de doenças, com sérios impactos na saúde pública. O quadro vem se agravando com a presença de resíduos industriais e de serviços de saúde em muitos depósitos de resíduos domiciliares, e, não raramente, com pontos de descargas clandestinas.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de Corumbá, MS relacionado á questão e gestão ambiental, a partir de pesquisa de campo realizada no período de 20/09/2015 á 31/10/2015. Corumbá está situada ao oeste do Estado de Mato Grosso do Sul e conhecida como a porta de entrada de uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta: o Pantanal. Abrange 60 % do pantanal sul mato-grossense e 37% do Pantanal brasileiro, sendo então, considerada a capital do pantanal e a principal cidade às margens do rio Paraguai, com uma população  de aproximadamente 100 mil habitantes, dos quais cerca de 88% ocupam a cidade, enquanto que os demais ocupam  áreas rurais, bem diversificadas, pois os assentamentos fazem parte da distribuição territorial do município.


  1. DESENVOLVIMENTO

Corumbá é um dos municípios mais fronteiriços de Mato Grosso do Sul, palco de lutas históricas e de processos de desenvolvimento. Berço da mineração é uma cidade colonial brasileira do século XVIII, com área ribeirinha tombada pelo patrimônio histórico federal e é a terceira cidade do Estado em população.

No passado, o município já ocupou lugar de maior destaque na economia, já que representava o terceiro maior Porto da América Latina e o principal e mais importante centro comercial da região centro oeste. Na atualidade, é expressiva a atuação das indústrias de transformação, tais como: cimento, laticinios e calcário. A extração mineral também se destaca, o municipio hoje ‘abriga’ 3 grandes empresas que atuam nesse segmento. Isso porque em Corumbá, mais precisamente na região denominada Maciço do Urucum está localizada a maior reserva de Manganês e a terceira de ferro do Brasil.

Corumbá é uma cidade de contrastes, possui inúmeras riquezas naturais, mas ainda carece de um plano de gestão personalizado voltado para a preservação desse patrimônio natural, uma vez que se tratando da adequada destinação de resíduos, coleta seletiva e conscientização ambiental verifica-se que há muito trabalho a fazer.

Em relação ao serviço de coleta de Lixo, o Município de Corumbá possui um dos maiores índices de aprovação pela comunidade. Pois, cerca de 38% dos Resíduos Sólidos Recicláveis são atualmente aproveitados, quer por destinação direta do gerador, que o vende para empresas de reciclagem, quer pela coleta seletiva executada pela Cooperativa de Catadores da cidade, Recivale, ou ainda, pela compra direta de diversas empresas de reciclagem existentes na cidade, porém existe ainda uma parcela significativa do ponto de vista ambiental e comercial que pode ser mais bem aproveitada.

Os Resíduos Sólidos gerados pelo sistema de Saúde, pela Construção Civil e as Industriais, necessitam ainda de uma melhor regulamentação quanto à sua destinação. Sem deixar de lado, que o aterro sanitário que a cidade possui deve ser de maior e melhor adequação, principalmente em relação às Lagoas de Tratamento dos Resíduos Líquidos gerados pelo Aterro Sanitário, a execução de portão de acesso e cancela para controle.

Dentro deste enfoque, o Município de Corumbá possui um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PGIRS, tendo o principal objetivo, o de proceder o levantamento da situação atual do sistema de limpeza urbana, desde sua geração até sua destinação final, diagnosticando os pontos com possíveis problemas e propondo alternativas viáveis de solução, estabelecendo ações integradas e diretrizes quanto aos aspectos ambientais, econômicos, financeiros, administrativos, técnicos, sociais e legais, para todas as fases da gestão dos resíduos sólidos.

A coleta regular de RSU de origem doméstica e comercial é feita diretamente pelo Município, dividida em regiões previamente definidas, pelo plano. Para ter como base de estudo, consideramos que em 2013 foi coletado e depositado no Aterro Sanitário de Município, conforme controle de pesagem da balança, aproximadamente 15.763,65 toneladas, o que corresponde à aproximadamente 97,00% dos RSU domésticos e comerciais produzidos pela população urbana do município. Sendo que os 3,00% que não estão sendo depositados no Aterro Sanitário corresponde ao lixo produzido e coletado nos distritos, que são depositados em valas nos próprios distritos. Esses dados foram considerados pelo Serviço Municipal de Coleta de Lixo e estimados que do total dos RSU coletados na Sede do município, pela coleta regular aproximadamente 4.890,00 toneladas correspondem aos Resíduos Comerciais. Esses RSU domésticos e comerciais são coletados pelo Serviço Público de Coleta de Lixo, correspondem apenas a uma parcela dos RSU gerados. Somam-se a estes, os resíduos industriais, de serviços de saúde, de postos de combustíveis, públicos, de construção civil e ainda os que são recolhidos no sistema de coleta seletiva.

Uma parcela significativa de resíduos que são transferidos para o Aterro Sanitário são feitos diretamente pelas empresas geradoras, Comerciais, Industriais e Prestadoras de Serviços, que produziram no ano de 2003 aproximadamente 1.202,15 toneladas. Estes resíduos, que são provenientes de Oficinas e Postos de Ser-viços, Raspas de Couro gerados nos Curtumes, Papel, Papelão, Vidros e Tecidos resultantes de processos industriais, empresas de Vidraçaria, de embalagens de empresas industriais, Lodos da Lagoa da ETE de Corumbá, Resíduos de Construção Civil contaminados ou provenientes de limpezas de lotes, Resíduos ferrosos provenientes de empresas de Tornearias e Oficinas Mecânicas, Embalagens de Defensivos Agrícolas, Pneus e Borrachas provenientes de Revendas de Pneus, Resíduos Orgânicos produzidos pelas empresas das industrias de Alimentação e Outros Resíduos Industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com