TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao financeira

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho sobre o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - MAO

  1. a) O acervo do Museu de Artes e Ofício (MAO) cumpre um papel fundamental de mostrar a história do país pela ótica do trabalho. As várias profissões, umas já extintas outras com um modus operanti completamente modificado. No museu, podemos perceber como o desenvolvimento tecnológico modificou a humanidade e, principalmente, a maneira como o trabalho é realizado na nossa sociedade.

Como foi dito na visita, o projeto do museu é contínuo e constante, pois, invariavelmente, os ofícios são modificados e novas formas e profissões aparecem.

b) Os ofícios, assim como a maioria dos conhecimentos, eram transmitidos por um especialista, geralmente de pai para filho, ou de alguém que tem mais experiência. Assim, o trabalho era desempenhados da mesma maneira, em uma rotina sempre igual. Não exisitia uma questionamento sobre o porque se fazia, apenas repetia os atos, porque sempre foi feito daquela maneira.

Assim como é citado no texto “sua orientação ficaria sob a responsabilidade de alguém, considerado como autoridade, seja professor, seja autor de livro, cujas idéias são tomadas acriticamente e de forma fragmentada, desvinculada da realidade; o correspondente na organização seriam o chefe e os manuais de trabalho”.

  1. a) O papel da tecnologia no desenvolvimento do trabalho se dá, principalmente, na procura constante do ser humano pela evolução. A descoberta de novos métodos e maneiras de se realizar o trabalho, com mais agilidade, simplicidade e que gere melhores resultados é a mola que impulsiona o desenvolvimento tecnológico da humanidade.

Neste sentido, como sabemos que as condições de trabalho são socioculturais, portanto, influenciadas pela ação da tecnologia, é preciso saber que estas condições são dinâmicas e exige uma constante mudança e atualização dos conhecimentos do trabalhador.

Devido a esta constante evolução tecnológica, o fazer do trabalho deve ser algo reflexivo e que desenvolva uma ação crítica do processo,tendo em vista que as informações ficam obsoletas de forma muito rápida.

b) Para gerar novos conhecimentos, segundo o artigo, é preciso considerar toda forma de trabalho como gerador de conhecimento, aceitar desafios e estar disposto a correr riscos, ser curioso e procurar conhecimentos além das aparências, aceitar que tensões e contradições são processos naturais da dinâmica do trabalho, aceitar dificuldades e fracassos como oportunidades de aprendizado, desenvolver senso critico da realidade, aprofundar,de maneira crítica, problemas específicos do trabalho, suspender os pré-julgamentos e tendências, assumir os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho e a realidade como orientadores provisórios da ação, partilhar com colegas de trabalho, informações, idéias sobre a sua problemática.

Ainda segundo o artigo, as empresas devem focar os programas de treinamento para a reflexão sobre os processo de produção e não apenas treiná-los para repetir métodos pré-estabelecidos pelos gestores. O texto fala também que os profissionais devem procurar e propor aos gestores este processo reflexivo e não apenas tomar decisões de acordo com os conhecimentos já adquiridos anteriormente.

c) Para ilustrar este processo de reflexão e avanço tecnológico podemos utilizar a história dos fotógrafos lambe-lambe. Que começaram seu ofício com máquinas precárias, feitas com caixa de madeira apoiadas em tripé, nas quais, para se revelar e ter um bom aproveitamento do filme era preciso, literalmente, lamber as películas. Com o desenvolvimento tecnológico e, principalmente, com a reflexão dos profissionais sobre o ofício, hoje temos tecnologias de foto em celulares, anéis e outros artefatos que antes pareciam impossíveis.[pic 1]

Com isso, a profissão de lambe-lambe desapareceu, porém, a fotografia continua sendo um dos instrumentos mais importantes na sociedade atual.

  1. A reflexão e a discussão sobre o modo de fazer, principalmente com aqueles que praticam o trabalho se revelam a principal maneira de desenvolvimento humano.  O ato de realizar o ofício estabelece uma relação entre realidade e ser humano, o que de fato, contribuir para o melhor desenvolvimento de ambos.

Analisemos a evolução no transporte de mercadorias durante o tempo.  O primeiro meio de transporte eram pedaços de couros que eram arrastados por uma das extremidades. Com o passar do tempo, o homem foi desenvolvendo suas habilidades e raciocínio e, a partir daí, veio a invenção da roda, do carro de boi até chegarmos hoje nos meios de transporte mais modernos como os aviões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (153.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com