TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Administrativa

Exames: Gestão Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

1 Desenvolvimento da Atividade

1.1 Nome da Empresa

Natura Cosméticos S/A

1.2 Localização

CNPJ: 71.673.990/0001-77

Endereço Completo Rodovia Regis Bittencourt, km 293 edif I

Bairro: Potuvera Cep 06850-000

Município: Itapecerica da Serra UF: São Paulo

Telefone: (11) 4147-8300 – (11) 4446-2000

Fax: (11) 4147-8370

E-mail: naturacosmeticos@natura.net

Website: www.natura.net

1.3 Nome dos Sócios

Antonio Luiz da Cunha Seabra - Co-Presidente do Conselho de Administração

Guilherme Peirão Leal - Co-Presidente do Conselho de Administração

Pedro Luiz Barreiros Passos - Co-Presidente do Conselho de Administração

Alessandro Giuseppe Carlucci – Diretor Presidente

1.4 Histórico da Empresa

A Natura teve sua fundação em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Antonio Luiz Seabra. A empresa era movida por duas ações principais, conceituada por eles como suas duas paixões fundamentais: a cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. Em 1974, a empresa adotou o modelo de venda direta para a distribuição dos produtos. Essa decisão se baseou na crença da importância das relações e foi determinante para o crescimento da empresa.

Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa. Durante a década de 1980, a receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, a Natura foi uma das pioneiras empresas a introduzir cosméticos com refil no mercado, permitindo economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica. Em 1994, iniciaram uma expansão pela América Latina. Também nessa época, começaram a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, lançaram, em parceria com a Fundação Abrinq, o Programa Crer para Ver, com o objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o país. Em 1998 foram reconhecidos como a Empresa do Ano pela Revista Exame e auxiliaram na fundação do Instituto Ethos – Empresas eResponsabilidade Social.

Em 1999, a Natura voltou a inovar e adotou o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de pesquisa e desenvolvimento; esse avanço foi de grande importância para, em 2000, lançar a linha Natura Ekos, com fragrâncias e produtos desenvolvidos a partir de ativos obtidos de plantas da flora brasileira. Criaram o Conselho de Administração em 1998, o Comitê de Auditoria e Administração de Riscos em 1999 e o Comitê de Recursos Humanos em 2001, com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para os colaboradores e administrar a remuneração dos executivos.

Em 2001 um grande marco para a empresa foi a criação de um moderno complexo industrial de pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística em Cajamar e realizaram uma reorganização societária:

1. Transferiram controle da subsidiária Natura Indústria para a Natura Cosméticos;

2. Criaram a Natura Logística e Serviços Ltda;

3. Constituíram a Natura Inovação.

Em 2004, reorganizaram novamente, a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações, que teve como objetivo simplificar a estrutura societária para a realização da oferta pública de ações, por meio da eliminação das antigos holdings.

1.4 Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da empresa

Natura Cosméticos

conta com organizações subsidiárias, além da Companhia em si. Dentre estas organizações podemos citar:

Indústria e Comércios de Cosméticos Natura Ltda.: suas atividades concentram-se preponderantemente na industrialização e comercialização dos produtos da marca Natura para a Companhia, bem como para nossas subsidiárias no exterior.

Natura Logística e Serviços Ltda.: suas atividades concentram-se na prestação de serviços administrativos e logísticos para as empresas do nosso conglomerado sediadas no Brasil.

Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda.: suas atividades concentram-se no desenvolvimento de produtos e tecnologias e na realização de pesquisas de mercado. É controladora integral da Natura privadas.

Natura Cosméticos

S.A. – Chile,

Natura Cosméticos

S.A. – Peru,

Natura Cosméticos

S.A. – Argentina,

Natura Cosméticos

C.A. – Venezuela,

Natura Cosméticos

Ltda. Colômbia, e Natura Distribuidora de México, S.A. de CV: suas atividades são semelhantes às desenvolvidas pela Companhia no Brasil.

Natura Europa SAS e Natura Brasil SAS: suas atividades concentram-se na compra, venda importação, exportação e distribuição de cosméticos, fragrâncias em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com