TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Artigo: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

QUESTÕES PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR

QUESTÕES PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental.

Professores: Cristina, Jamile, Kenia e Luciana.

Bandeirantes

2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar as questões que fazerão parte de um questionário para realizar o diagnóstico ambiental na cidade de Bandeirantes Paraná. As questões levantadas consistem em identificar os aspectos de saneamento ambiental no município acima citado, conhecer a destinação dos resíduos, analisar o descarte dos lixos contaminados, pesquisar o tratamento da água e as redes de reservatórios.

O município de Bandeirantes, situado no Norte do Estado do Paraná, é referência para os pequenos municípios da região. Segundo o Censo 2010, ele conta com uma população de 32.184 habitantes. Está localizado estrategicamente próximo à divisa com o Estado de São Paulo. Sua economia é baseada principalmente na agricultura, exploração de cana de açúcar (cultivo e transformação), uva fina de mesa, algodão, soja, trigo, feijão, milho e pimentão. A colheita é realizada com utilização de mão de obra sazonal (IBGE, 2012).

Sua hidrografia faz parte dos Rios das Cinzas, Rio Laranjinha, Ribeirão das Antas, Lago Paraíso, Ribeirão Tanquão e Riacho Sandy Rock. Bandeirantes está posicionada na interseção das seguintes coordenadas: Latitude 23º 06’ 36” Sul, e a uma Longitude 50º 27’ 28” Oeste, estando a uma Altitude de 420. Sua área é de 446,301 km² (IBGE, 2012).

DESENVOLVIMENTO

Os municípios são locais excepcionais para o tratamento dos problemas ambientais que prejudicam inteiramente a qualidade de vida e que se revelam no território municipal, tornando efetivamente admissíveis a participação popular e a democratização da questão ambiental. Toda cidade deve buscar a sustentação de sua qualidade de vida e pela qualidade ambiental, essa forma de riqueza que a natureza proporciona gratuitamente. Na ciência ambiental, as cidades são ecossistemas modificados pela ação humana, que desfazem os equilíbrios preexistentes, provocam poluição e a necessidade de se dispor os resíduos da produção e do consumo em escala distinta dos ecossistemas naturais (BRUSCHI et al; 2002).

Segue abaixo algumas questões que subsidiarão a realização do diagnóstico ambiental no Município de Bandeirantes/PR:

1- O Administrador do Município incentiva o Desenvolvimento Sustentável? Busca alternativas que permitam o atendimento de suas necessidades ambientais?

2- Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com