TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Monografias: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 GESTÃO AMBIENTAL

No Brasil o SGA é estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que representa oficialmente a International Standard Orgazation (ISO) que é uma organização sem fins lucrativas e voluntária, pois não existe tem um parâmetro legal que obrigue a adesão por partes das empresas (FARONI et al, 2010).

Braga et al (2007, p. 14) “Em um conceito mais amplo, portanto, gestão ambiental significa incorporar á gestão estratégica da organização princípios e valores que visem ao alcance de um modelo de negócio focado no desenvolvimento sustentável”.

Para Tinoco e Kraemer (2004, p. 109) gestão ambiental é:

Gestão ambiental é o sistema que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. É o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades (TINOCO; KRAEMER, 2004, p. 109)

A implantação de um sistema de gestão ambiental traz estratégia de marketing à empresa, principalmente no quesito competitivo, pois, através do programa de gestão passam uma imagem de preocupação com o meio ambiente e conseqüentemente trazem benefícios aos funcionários e a sociedade. Outro fator é a redução do uso dos recursos naturais, demonstrando aos novos consumidores conscientes da preservação a preocupação da empresa (PIRES et al, 2010).

“Portanto, um Sistema de Gestão Ambiental pode ser entendido como um conjunto de normas para administrar e gerir uma empresa, de modo a obter um relacionamento eficaz com o meio ambiente” (FARONI et al, 2010, p. 1123)

De acordo com Tinoco e Kraemer (2004, p. 121) “Os SGA acontecem por interferência de norma internacionais e de normas de grandes conglomerados ou por exigências de clientes ou outras partes interessadas”.

No processo de implantação do SGA deverão se avaliados todas as variáveis que poderão provocar algum impacto ao meio ambiente, aspectos como os produtos e serviços disponíveis. Essa identificação será realizada a partir do momento em que diagnosticar os seguintes quesitos: legislação aplicável de acordo com a norma; aspectos ambientais; práticas e procedimentos de gestão ambiental e avaliação de acidentes e incidentes (TINOCO e KRAEMER, 2004).

Para Oliveira Filho (2002, p. 24) “A adoção de um SGA afeta a concepção de produtos e dos materiais usados no processo de produção de bens ou serviços, através da possibilidade reciclagem e aproveitamento de resíduos”.

Oliveira Filho (2002, p. 40) “Um SGA eficaz ajudará a empresa efetuar um melhor gerenciamento do meio ambiente e, conseqüentemente, proporcionara um melhor desempenho ambiental, uma maior eficiência e um maior retorno dos investimentos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com