TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Algumas medidas simples para evitar esses poluentes químicos no ar.

Poluentes químicos do ar incluem uma variedade de substâncias criadas através da combustão, tais como óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, chumbo e enxofre.

 Para ir ao trabalho utilize sempre que possível o transporte público. Se não for possível, tente ir sempre de carona com algum colega de trabalho. Se puder ir a pé ou de bicicleta, será ainda mais perfeito, pois além de fazer exercício físico você contribui para a redução da emissão de poluentes.

 Regule o motor de seu veículo periodicamente, já que motores desregulados consomem mais combustível e, dessa forma, emitem uma quantidade maior de poluentes. Além disso, pneus bem calibrados proporcionam um melhor desempenho para o seu veículo e, dessa forma, um menor consumo de combustível.

 Evite qualquer produto que tenha em sua composição Cloro Flúor Carbono (CFC), pois esta combinação é a principal causadora do buraco na camada de ozônio.

 Evite qualquer forma de queimada. Muitas pessoas costumam recolher folhas secas e outros resíduos em seus pátios para depois atear fogo em tudo. Esta fumaça é extremamente prejudicial para o ambiente.

Tecnologias atuais de controle da poluição química do ar.

 Já existem projetos de veículos elétricos híbridos desenvolvido pela Toyota, que possuem um motor a combustão interna e outro elétrico e fazem o autogerenciamento da energia, ora utilizando o motor de combustão interna, ora utilizando a energia regenerada nos freios, a partir do motor elétrico e acumulada em um banco de baterias. Os veículos utilizados nos testes são monitorados e avaliados para demonstrar a redução das emissões provocadas pela utilização desta tecnologia, que levará à formulação de políticas públicas de incentivo à substituição da gasolina pelo etanol e às novas tecnologias apresentadas.

 Nas industrias existem as tecnologias para reduzir a poluição química como; precipitadores eletrostáticos, filtros de mangas, separadores inerciais (inclusive ciclones), lavadores úmidos (inclusive tipo venturi), e lavadores secos.

Medidas de controle para não poluir o solo com produtos químicos (agrotóxicos).

 Após o esvaziamento da embalagem e, ainda durante o preparo da calda, faça a tríplice lavagem (colocando ¼ de água na embalagem, despejar o conteúdo no pulverizador – repetindo esta operação três vezes;

 Fure o fundo da embalagem para que esta não seja reutilizada;

 Guarde as embalagens por período de até um ano em local ventilado, seco e protegido;

 Devolva no Posto de Recebimento indicado na Nota Fiscal (Até um ano após a compra do produto).

 AS EMBALAGENS NÃO LAVÁVEIS OU FLEXÍVEIS (SACOS PLÁSTICOS, SACOS DE PAPEL, CAIXAS DE PAPELÃO, ETC.) TAMBÉM DEVEM SER ENTREGUES AOS POSTOS DE RECEBIMENTO.

Medidas para evitar a poluição química na água.

 Realizar tratamento de águas e esgotos ETAs e ETEs;

 Não jogar lixo em rios, praias e lagos;

 Não descartar óleo na rede de esgoto;

 Utilizar detergentes biodegradáveis;

 Não utilizar agrotóxicos em fontes hídricas;

 Não desviar o esgoto doméstico para córregos;

 Não construir em região de manancial;

 O governo deve intensificar a fiscalização nas indústrias, obrigando a redução na utilização de produtos químicos na mineração e na agricultura;

 Fiscalizar e adotar medidas corretivas as fábricas que lançam resíduos tóxicos nos rios;

 Banir a lavagem clandestina de barcos no mar, pois eles descartam o combustível na fonte;

 Atentar-se aos resíduos radioativos que são largados no fundo do mar;

 Ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com