TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

.Ao longo dos anos, fomos observando que conforme o processo de industrialização foi crescendo, o meio ambiente foi sendo usado de forma desorganizada e sem preocupação com sua conservação, pois se pensava que seus recursos eram renováveis. Nos últimos tempos fomos observando que esses recursos não eram todos renováveis e que com o passar do tempo poderiam ficar escassos na natureza. Assim, foram criadas leis ambientais visando proteger esses recursos, para que possam continuar sendo usados por todos, inclusive as futuras gerações.

Objetivo:

Este trabalho trata-se da importância da implantação de uma cultura ambiental dentro das organizações, mostrando os aspectos positivos dessa implantação, tanto em melhorias, quanto em economia

Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Importância da sustentabilidade empresarial

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Desenvolvimento econômico em relação ao meio ambiente

O desenvolvimento da tecnologia deverá ser orientado para metas de equilíbrio com a natureza e de incremento da capacidade de inovação dos países em desenvolvimento, e o programa será atendido como fruto de maior riqueza, maior benefício social eqüitativo e equilíbrio ecológico. Meyer (2000) enfoca que, para esta ótica, o conceito de desenvolvimento sustentável apresenta pontos básicos que devem considerar, de maneira harmônica, o crescimento econômico, maior percepção com os resultados sociais decorrentes e equilíbrio ecológico na utilização dos recursos naturais.Assume-se que as reservas naturais são finitas, e que as soluções ocorrem através de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente. Deve-se atender às necessidades básicas usando o princípio da reciclagem. Parte-se do pressuposto de que haverá uma maior descentralização, que a pequena escala será prioritária, que haverá uma maior participação dos segmentos sociais envolvidos, e que haverá prevalescência de estruturas democráticas. A forma de viabilizar com equilíbrio todas essas características é o grande desafio a enfrentar nestes tempos. Nascem ideias para se preservar os recursos naturais, reciclagem de seus produtos, a defesa da preservação da natureza cresce. Desse modo, o gerenciamento ambiental passa a ser um fator estratégico que a alta administração das organizações deve analisar.

Do ponto de vista Sustentabilidade dos Recursos Naturais pode-se verificar que a degradação decorrida da ação do homem ao longo do século causou graves conseqüências à natureza e à sociedade, e hoje estes efeitos decorrentes nos fazem refletir para que algo seja feito para minimizar este problema mundial.

Hoje organizações começam a se preocupar notoriamente para que algo seja mudado visando preservar os recursos naturais que chamam de Meio Ambiente.

Essa preocupação vem das empresas e da sociedade e necessita de maior participação do governo. É com esta preocupação e o objetivo de solucionar o problema atual, que nasce, popularmente, a sustentabilidade.

Frente às preocupações sobre a sustentabilidade dos Recursos Naturais, as Questões Verdes têm uma história que remonta a década de 50 com a introdução do Ar Limpo

(1956 e 1968) e os anos 60, quando o ambientalismo se tornou "moda", com "hippies" e da publicação em massa da causa ambiental.

A Sustentabilidade frente aos Recursos Naturais:

Ao longo das últimas décadas tem havido uma série de esforços internacionais para ajudar as empresas a alcançar seus ideais de consciencia ambiental e sustentabilidade dentro de parãmetros focados em determinados indicadores, principalmente, frente a utilização dos Recursos Naturais.

O ponto de partida para isso foi o relatório Limites do Crescimento e da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, que levantou preocupações sobre as questões ambientais e começou uma onda de regulamentação governamental.

1972

- "The Limits to Growth" Relatório

- Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Limits_to_Growth1979

1979

- Convenção de Berna sobre Habitat Protection (Conselho da Europa)

http://www.jiwlp.com/contents/bern.pdf

- Convenção de Genebra sobre a Poluição Atmosférica

http://www.apambiente.pt/Instrumentos/ConvencoesAcordosMultilaterais/CLRTAP/Paginas/default.aspx

http://wapedia.mobi/pt/Conven%C3%A7%C3%A3o_sobre_a_Polui%C3%A7%C3%A3o_Atmosf%C3%A9rica_Transfronteiri%C3%A7a_a_Longa_Dist%C3%A2ncia

1980

- Estratégia Mundial de Conservação (IUCN)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Internacional_para_a_Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_Natureza_e_dos_Recursos_Naturais

- Relatório Global 2000 (E.U.A.)

1983

- Helsinki Protocolo sobre Qualidade do Ar (ONU)

- Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU)

1987

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com