TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Projeto de pesquisa: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

Nosso principal objetivo é estudar um pouco mais a fundo sobre as questões ambientais que nos cercam. Podemos perceber que essas questões dependem de todos nós para que ocorra uma melhoria no meio ambiente. Depois de pesquisar e nos informar melhor sobre o assunto proposto, conseguimos ter uma base melhor sobre todos os aspectos avaliados.

Palavras-chave: Desenvolvimento, sustentável, ambiental, agenda 21.

Abstract

Our main goal is to study a little more deeply about environmental issues that surround us. We realize that these questions depends on all of us for an improvement to occur in the environment. After researching and inform us better about the proposed subject, could have a better basis on all aspects evaluated.

Keywords: Development, sustainable, environmental, schedule 21

Introdução

Este artigo tem a principal característica de um conhecimento maior, e mais aprofundado sobre desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, agenda 21, etc...

Houve um tempo em que saber como lidar com a natureza não despertava quase nenhum interesse, hoje domina a consciência da maioria das pessoas no Brasil e no mundo. A degradação da natureza, a extinção de animais, a poluição de rios e mares, despertou na humanidade uma nova maneira de ser.

No Brasil embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e o uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem de lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.

Entender e praticar a educação ambiental e as formas de desenvolvimento sustentável, poderemos enxergar ao mesmo tempo, problemas conhecidos, como desigualdade e injustiça e ainda a construção de novos caminhos para solucioná-los por meio de uma distribuição de novos caminhos para solucioná-los por meio de uma distribuição mais equilibrada dos recursos naturais, que se inicia também pelas atitudes de cada individuo. Avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite é essencial, pois só assim poderemos saber se vivemos de forma sustentável.

1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O termo sustentabilidade muitas vezes encontra-se presente nos discursos políticos, mas não se encontra tão presente assim nas ações por parte dos governantes.

O que leva-nos a refletirmos que ao menos por enquanto, o desenvolvimento sustentável é utilizado apenas como um trunfo para que eles alcancem o triunfo nas eleições, mas que eles não pretendem cumprir realmente após assumirem um cargo de poder. O que nos leva a pergunta: Será que desenvolvimento sustentável seria uma utopia? A questão ambiental é discutida no Brasil desde a década de 60, época ao qual a sociedade começou a se desenvolver, juntamente com as cidades brasileiras. Com a necessidade de devastação da natureza, para que as cidades pudessem se expandir através das melhorias em suas infraestruturas, como construção de prédios, residências, pavimentação das vias, entre outras. Surgiu a necessidade quase que imediata, nem que por uma necessidade política e de aparências, de uma preocupação com o meio ambiente que estava sendo prejudicado com o desenvolvimento. Em se tratando de desenvolvimento sustentável, outros termos englobam-se juntamente com a questão ambiental, tais como liberdade e democracia. Ou seja, fatores que possuem o intuito de transformar o mundo em algo melhor.

O termo desenvolvimento sustentável surgiu á partir de estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas que vinham ocorrendo no mundo, como uma forma de resposta para a sociedade mundial perante a crise ambiental e social pela qual o mundo passava á partir da segunda metade do século XX.

Na Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), no processo preparatório a Conferência das Nações Unidas, também conhecida como “Rio 92” foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”, relatório ao qual contém informações colhidas pela comissão ao longo de três anos de pesquisa e análise destacando as questões sociais, como por exemplo, suprimento de água, serviços sociais, educativos e sanitários. Como também questões ambientais. No relatório está exposta uma das definições mais difundidas do conceito: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. Em relação á questão ambiental, o relatório avaliou a capacidade da biosfera de absorver os efeitos causados pela atividade humana, e afirmou que a pobreza já pode ser considerada como um problema ambiental e como um fator fundamental para a busca da sustentabilidade. O conceito de desenvolvimento sustentável foi firmado em um documento desenvolvido na Conferência “Rio 92”, denominado Agenda 21, que mais tarde foi incorporado em outras agendas mundiais de desenvolvimento e direitos humanos. Para a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) os objetivos que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável estão relacionados com o processo de crescimento da cidade e objetiva a conservação do uso racional dos recursos naturais incorporados às atividades produtivas. Entre esses objetivos estão:

• Crescimento renovável;

• Mudança de qualidade do crescimento;

• Satisfação das necessidades essenciais por emprego, água, energia, alimento e saneamento básico;

• Garantia de um nível sustentável da população;

• Conservação e proteção da base de recursos;

• Reorientação da tecnologia e do gerenciamento de risco;

• Reorientação das relações econômicas internacionais.

Podemos observar que, é de grande importância à busca de alternativas sustentáveis para que haja uma melhora na qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento sustentável deve ser uma conseqüência do desenvolvimento social, econômico e da preservação ambiental.

Não é esperado que toda uma nação conscientize-se de seu papel essencial no quadro ambiental e social mundial. Apesar disso, as diversas discussões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com