TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Trabalho Universitário: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE - CEAMA

FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA

CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE

ANA VIRGINIA CIRINO GONCALVES

FRANCISCA DAS CHAGAS COSTA SILVA PLACIDO

DILMARA MENEZES MARINHO SANCHES

MARYLUCIA SANTOS MACHADO

RITA DE CÁCIA MOURA DOS SANTOS

A PRODUCAO MAIS LIMPA E ECOEFICIENCIA

São Luís

2013

ANA VIRGINIA CIRINO GONCALVES

FRANCISCA DAS CHAGAS COSTA SILVA PLACIDO

DILMARA MENEZES MARINHO SANCHES

MARYLUCIA SANTOS MACHADO

RITA DE CÁCIA MOURA DOS SANTOS

A PRODUCAO MAIS LIMPA E ECOEFICIENCIA

O Presente trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue da Faculdade Atenas Maranhense para obtenção de nota do 2º bimestre.

Orientador: Profª Luciana Mendonca

São Luís

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

2 PRODUÇÃO MAIS LIMPA 5

3 OBJETIVOS 5

4 VANTAGENS 5

5 BENEFÍCIOS 5

6 IMPLANTAÇÃO 5

7 ECOEFICIÊNCIA 5

8 OBJETIVOS CENTRAIS 6

9 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS 9

10 MEDIDAS DE ECOEFICIENCIA 9

11 FATORES PARA ALCANCAR A ECOEFICIENCIA 9

12FERRAMENTAS GERENCIAIS 9

CONCLUSAO ...................................................................................................................9

REFERENCIAIS 10

1 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho aborda sobre a produção mais limpa e ecoeficiencia, mostrando os conceitos, histórico, barreiras, passos para implementação.

Mostrando também que e possível conciliar o desenvolvimento econômico, conforme o capitalismo, com preservação ambiental, por meio de aplicação de tecnologias limpas embasadas no conceito de preservação a poluição, nos processos produtivos das empresas, tornando-os ecoeficientes, com geração de benefícios para a empresa e o meu ambiente.

A Produção Mais Limpa e ecoeficiencia estão entre os conceitos mais discutidos pelas organizações empresariais internacionais e nacionais. Tanto a Produção Mais Limpa e Ecoeficiencia têm como objetivo sustentável conseguir que os recursos naturais transformem-se efetivamente em produtos e não gerem resíduos.

A P + L de acordo com a United Nations Environmental Program – UNEP e uma aplicação continua de uma estratégica ambiental preventiva e integrada, nos processos produtivos nos produtos e nos serviços, para reduzir os riscos relevantes aos seres humanos e ao meio ambiente natural.

Já a ecoeficiência pode ser obtida através da união entre o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.

Sabe-se também, que o quadro econômico ao qual o mundo encontra-se faz com que as pessoas cada vez mais fiquem hipnotizadas pelo acelerado consumismo, onde a rapidez de inovações de produtos faz com que esse aumento do capitalismo gere um enorme vinculo entre a produção e os consumidores.

Desta maneira entenda-se que o desenvolvimento do capitalismo deveria ser compatível com as estratégias ecológicas de preservação do meio ambiente, afinal este e a fonte para recursos naturais que irão abastecer os processos produtivos, para confecção do produto final em grande parte das situações será este mesmo meio ambiente, que ira receber os resíduos gerados destes processos.

Segundo o Worldwatch Institute (200), “as economias não serão suportáveis por muito tempo a menos que o ambiente natural que as sustenta o seja”. No entanto, para que o ambiente se suporte, é preciso promover uma relação mútua entre ambientalismo e crescimento econômico, propiciando o desenvolvimento sustentável, obtido a partir de uma redução dos impactos ambientais decorrentes principalmente de atividade produtivas.

2 PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.

3 OBJETIVOS

O principal objetivo da P + L é aumentar a eficiência no uso de materiais primas como água e energia, por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.

Alguns objetivos da P + L:

• Aumentar a eficiência no uso de matérias primas como água e energia;

• Aumentar a vantagem econômica e competitiva;

• Racionalizar o uso de insumos;

• Reduzir os desperdícios;

• Minimizar geração de resíduos para diminuir os impactos ambientais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com