TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental E Certificação

Artigo: Gestão Ambiental E Certificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula-tema: A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental

Essa atividade é importante para compreender a temática sobre meio ambiente nas organizações. O propósito dessa etapa é familiarizá-lo com os conceitos de meio ambiente, bem como, integrá-lo à comunidade estudantil e civil por meio das práticas educacionais e responsabilidade social.

PASSOS

Passo 1

-Ler os artigos a seguir. Em seguida, discutir com a equipe o resultado de seu estudo, cujo conteúdo foque seu nível de compreensão sobre o assunto.

• Meio Ambiente - questão fundamental nas empresas. 2009;

• A Mudança no Ambiente dos Negócios - Gestão Ambiental na Empresa.

2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

-Os artigos foram lidos.

Passo 2

-Assistir ao vídeo “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore. BENDER, Laurence; DAVID Laurie. Uma verdade Inconveniente - um aviso global. [Filme-vídeo], uma produção de Lawrence Bender, Scott Burns, Scott Z. Burns, Laurie David; direção de Davis Guggenheim. Estados Unidos, 2006. Documentário. Colorido, Participant Productions, 96 min. Questões Ambientais.

-O vídeo foi assistido.

Passo 3

-Promover um debate, entre seus colegas de grupo, sobre Poluição Atmosférica com objetivo de discutir ações preventivas ao meio ambiente. Elaborar um relatório com o resultado dessa discussão e do conteúdo.

Relatório sobre Poluição Atmosférica

Os poluentes atmosféricos são substâncias dispersas na atmosfera que alteram a composição básica do ar, tornando-o nocivo à saúde animal e vegetal. Encontrados sob a forma de gases e partículas, podem ser naturais (cinzas e gases vulcânicos altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas e gases de incêndios florestais, entre outros) e artificiais (queima do petróleo, gás natural e carvão mineral). São provenientes de fontes fixas, como as indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões e também provém de fontes móveis, como os veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima, dentre outras. Os poluentes presentes no ar causam a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, o aumento da formação de neblina e precipitação e a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de partículas.

O clima também é afetado pela poluição do ar. Os gases poluentes formam uma camada de poluição, bloqueando a dissipação do calor, concentrando-o na atmosfera e, consequentemente provocando mudanças climáticas. Conhecido como fenômeno do efeito estufa esse fenômeno está elevando a temperatura em nosso planeta, sendo assim o responsável direto pelo derretimento das calotas polares. Pesquisadores afirmam que futuramente poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando alagamento de ilhas e cidades litorâneas, muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com maior frequência. Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema.

Em qualquer ambiente, os indivíduos que o constituem possuem relação de dependência. O fim de uma população pode causar drásticas consequências à toda comunidade, e com nossa espécie não é diferente. Seremos prejudicados por nossos próprios atos se não agirmos a tempo de revertermos todo o mal que causamos à natureza.

Passo 4

-Elaborar uma Carta de ações preventivas de combate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com