TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Competência : Liderança

Dissertações: Gestão Da Competência : Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão da Competência : Liderança

Muita gente de sucesso e prestígio tem afirmado sobre a enorme influência exercida por mentores ou professores nos resultados profissionais e pessoais que alcançaram.

Um líder, portanto, pode moldar uma performance de excelência nos indivíduos sob sua tutela. Sua ação educativa e motivacional é decisiva para a auto superação e a confiança de seus liderados em vencer obstáculos. Esse ambiente interno de auto-estima é que possibilita aos indivíduos correr mais riscos e desafiar seus limites para obter um desempenho acima da média. A liderança eficaz pode contribuir para o uso maximizado dos talentos à sua disposição.

"É o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente sua aptidões."

É de se perguntar se o problema de nossas organizações é a escassez de talentos ou a má gestão destes. Liderança não é o mesmo que autoridade formal e não está baseada em funções de chefia. A liderança seria mais a capacidade de educar pessoas e facilitar os meios para que ela tenha um comportamento pró-ativo. Dar espaço para a ação, encorajar nos erros, comemorar os acertos e indicar caminhos de melhoria.

Sendo assim, vale a pena para as organizações investirem fortemente na identificação, contratação e desenvolvimento de lideranças. Liderar é um aspecto essencial na construção da competitividade corporativa.

A tentativa é sempre de adequar o profissional à função, talvez seja o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente sua aptidões. Temos que nos lembrar que é a soma dos talentos que produz os resultados. Ao utilizarmos os talentos de maneira mais adequada, estaremos contribuindo na ampliação dessa equação de sucesso e superando nossos objetivos.

Um ponto sensível na gestão dos talentos tem a ver com a individualização das necessidades. Reconhecer que cada pessoa é única e oferecer diferentes desafios e recompensas é um exercício danado de difícil, contudo é a atribuição mais expressiva da liderança. Não é possível agir igualmente com pessoas diferentes.

Ver em cada indivíduo um potencial exclusivo, treinar, desenvolver e recompensar seu desempenho de maneira personalizada é um desafio a que precisamos nos lançar com energia renovada.

A questão da competitividade bate sempre de frente com os paradigmas pelos quais as instituições se pautam. Vivemos ainda sob métodos de uma era industrial, onde aprendemos a dominar processos produtivos e não temos a menor idéia do que fazer com as pessoas que destoem da sistemática estabelecida. Esse destoar nada mais é do a relevância do talento de cada um. É o indivíduo apresentando suas idéias e opiniões, discordando de modelos obsoletos ou mostrando uma maneira nova de ver o antigo.

Incomoda, dá trabalho e assusta a quem não consegue enxergar a miragem apresentada. Mas é da fantasia criativa das pessoas que vive o mundo permanente da mudança. É da idéia do que ainda não existe, da intuição do que pode vir a ser, que se tira a matéria prima essencial para o progresso empresarial: inovação.

"Um líder pode moldar

uma performance de excelência nos indivíduos sob sua tutela."

Modelos, produtos e sistemas inovadores só podem ser criados por pessoas que tenham espaço para tentativas de risco. Pessoas que tenham coragem para ousar e agir de maneira irreverente. Pessoas assim são forjadas por líderes que atuam através de processos contínuos de educação. Não é ensinando o que ele sabe, mas facilitando o acesso aos processos de aprendizagem acelerada, para que o indivíduo possa ir além do líder naquilo que ele domina, gerando um novo líder em determinada área, sobre determinado assunto.

"É da fantasia criativa das pessoas que vive o mundo permanente da mudança."

Podemos diagnosticar as empresas triunfadoras de amanhã, são aquelas que apostam que cada um de seus colaboradores tem a capacidade de pensar por si mesmo e de influenciar outras pessoas para uma melhor performance. Essa será, certamente, uma empresa líder, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com