TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Organizações

Exames: Gestão Da Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

1. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Diferencie “administrar com eficácia” de “administrar com eficiência”.

Administrar com eficiência é dar ênfase aos meios, fazer corretamente as coisas, resolver os problemas, salvaguardar os recursos, cumprir tarefas e obrigações e treinar os subordinados, se trata da forma de como fazer as coisas no tempo devido sem erros e utilizar somente os recursos necessários.

Administrar com eficácia é dar ênfase aos resultados, fazer as coisas certas, atingir os objetivos, aperfeiçoar a utilização dos recursos obter os resultados e tornar os subordinados eficazes. Ou seja, administrar com eficácia significa atingir o objetivo proposto, alcança metas, acertar o alvo. É fazer a coisa certa na hora certa.

2. Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de1947, na cidade de Dearborn. Produziu seu primeiro automóvel em 1892. De que forma Henry Ford contribuiu para a Ciência da Administração?

Ford foi um dos antecessores mais conhecidos da administração científica, chegou a produzir 800 carros por dia, com a implantação da linha de montagem Henry Ford criou um sistema de forma que cada empregado executasse apenas uma tarefa, isto aumentou em muito a produtividade, um carro ficava pronto a cada 98 minutos, a produção em série, revolucionou a indústria automobilística. Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de linha de montagem também conhecido Fordismo, criou a assistência técnica de grande alcance; estabeleceu jornada de 8 horas e multiplicou por praticamente duas vezes o salário de seus empregados; utilizou o sistema vertical de trabalho, onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição através de agencias própria.

Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:

Princípio de Intensificação - intensificar a colocação do produto no mercado;

Princípio de Economicidade - o estoque de matéria-prima tinha que ser o mínimo possível e a produção rápida, a ponto de distribuir e vender o produto antes do vencimento de pagamento da matéria-prima e dos salários.

Princípio de Produtividade - aumentar a produtividade com a especialização do operário e com a linha de montagem.

3. Frederick Winslow Taylor mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica". Explique as principais críticas à abordagem de Taylor.

O mecanicismo da abordagem (teoria da máquina) - Para os críticos a Administração Cientifica transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas;

A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

A superespecialização que robotiza o operário - A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

A visão microscópica do homem A Administração Cientifica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

Ausência de comprovação científica - A Administração Cientifica propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

A Administração Cientifica se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo, por exemplo, o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

Abordagem de sistema fechado (limitada) - A Administração Cientifica trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

4. Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com