TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Tese: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos. Neste princípio o trabalho deve ser testado, planejado primeiro para que haja uma eficiência maior nas tarefas.

Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor. Neste principio Taylor procura retenção dos talentos para que cada operário exerça o cargo que tiver maior aptidão.

Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. Este princípio tem como principal característica a supervisão dos trabalhos.

Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível. Faz com que o trabalho seja de forma disciplinada e responsável.

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

Segundo os críticos essa abordagem transforma o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas, além de reduzir a satisfação, adquire visão limitada dos processos. Preocupa-se apenas com a produção e trata a organização como um sistema fechado sem considerar outras influências.

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobre as fundamentais idéias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

A Escola de Relações Humanas surgiu basicamente com objetivo de se opor as idéias defendidas pela Teoria da Administração Clássica, pois nos Estados Unidos os trabalhadores e sindicato interpretaram a Administração Cientifica como um meio de beneficiar os patrões e explorar seus empregados. Dentre algumas idéias que a Escola de Relações Humanas defendia podemos citar:

• Estudo dos fatores psicológicos que atrapalham o desenvolvimento produtivo dos empregados, preocupando assim, como o fator humano dentro das organizações. Sobretudo deveria pensar primeiro no operário como ser e não como máquina. Desta forma entende-se que a capacidade social do trabalhador é que determina o seu nível de eficiência, tornando o trabalho satisfatório para ambos os interessados (patrão e empregado)

• Enfatizava-se a importância da satisfação humana para produtividade. Neste caso o emocional dos funcionários contava como parte integrante do seu serviço.

• A função de pessoal, as questões sobre motivação e comportamento humano, a questão da liderança, a questão da cooperação e da comunicação, as questões sobre as equipes de trabalho e temas como participação, reconhecimento, afeto e lealdade.

Após vários teste e pesquisas ficou comprovado que essas idéias contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Administração. é possível perceber que houve uma contribuição efetiva das pesquisas para o aperfeiçoamento da Administração, tanto em seus aspectos teóricos, quanto em seus aspectos da prática da gestão.

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

A Organização Formal refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.

A Organização Informal refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).

As relações formais e informais ocorrem dentro e fora da organização, enquanto a Teoria Clássica se concentra na organização formal, a Teoria das Relações Humanas tem como objeto de estudo a organização informal.

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático.(Vale 1,0 ponto)

A eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Ter um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo que lhe é proposto.

Exemplo: Uma empregada domestica que limpa a casa e não limpa embaixo do sofá.

A eficácia diz respeito à coisa certa a ser feita. A eficácia está relacionada ao processo de escolha, de tomada de decisão. Enquanto a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia refere-se ao resultado deste processo. Segundo Paulo Sandroni, mestre em economia e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Uma pessoa eficaz é aquela que não só faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados, independente do esforço e tempo que isso pode levar.

Exemplo: Um médico que além de ouvir as queixas de um paciente, o observa atentamente com o objetivo de reconhecer algumas doenças não identificadas no relato do paciente.

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX.Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles.(Vale 1,0 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com