TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Trabalho Universitário: Gestão Das Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

da atividade virtual - parte escrita

1. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Diferencie “administrar com eficácia de “administrar com eficiência”“.

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. ( Krieser, 2009)

. Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30

de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade dee Dearbom. Produziu seu primeiro automóvel em 1892. De que forma Henry Ford contribuiu para a ciência da administração?

Henry Ford é visto como o responsável pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importância do consumo em massa, lançou alguns princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção. Sendo eles:

Integração vertical e horizontal: produção integrada da matéria-prima ao produto final acabado e instalação de uma rede de distribuição imensa.

Padronização: Instaurando a linha de montagem e a padronização do equipamento utilizado, obtenha-se agilidade e redução nos custos.

Economicidade: Redução dos estoques e agilização da produção.

3. Frederick Winslow Taylor mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecanico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando a noite. É considerado o “pai da administração cientifica”. Explique as principais criticas a abordagem de Taylor.

Para os críticos a TC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado com apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas; A padronização do trabalho seria mais uma forma de intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho; A superespecialização facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém isso reduz a satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise do seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção; A AC propõe uma abordagem cientifica para a administração. No entanto, ela mesma carece de comprovação cientifica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico; A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo, por exemplo, o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais; A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas. ( COELHO. José Márcio)

4. Henry Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modeli gerencial administrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. Enumere e explique as funções da administração segundo Fayol.

Sobre funções administrativas, as quais coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, Fayol definiu elementos da administração, a saber:

Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

Organizar: construir o duplo organismo material e social da empresa;

Comandar: dirigir e orientar o pessoal;

Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;

Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas. (CHIAVENATO, 2000; FAYOL, 1990)

5. Quais as principais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas?

A Escola das Relações Humanas surgiu a partir da necessidade humanizar e democratizar a administração, tendo em vista que os fatores emocionais interferem na produtividade.

Elton Mayo concluiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com