TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Artigo: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

Princípios do planejamento – Substituindo a improvisação;

Princípios de preparo – Preparar e treinar operários;

Principio de controle – Controlar o trabalho para certificar-se de que está sendo cumprido conforme o estabelecido pela empresa;

Princípios da execução – distribuir responsabilidades, confirmando se a execução do trabalho está disciplinada.

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

Para Taylor que visava unicamente à produção como um todo e o crescimento financeiro, com a manipulação dos funcionários com incentivo salarial de quem produziam mais lucrava mais, dessa forma conseguiu resultados significativos, mas os trabalhadores ficavam mecanizados tornando o trabalho repetitivo e exaustivo.

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobre as fundamentais idéias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

Resposta: Necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica adequando-se aos novos padrões de vida do povo americano.

Desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente voltada a psicologia e a sociologia.

As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.

As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre.

Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático. (Vale 1,0 ponto)

Eficiência – É a utilização racional de recursos para alcançar objetivos metas e resultados planejados.

Exemplo – É o individuo fazer um trabalho perfeito.

Eficácia – São alcance de objetivos, metas e resultados.

Exemplo – O individuo é eficaz no seu trabalho, ou seja, o individuo conseguiu realizar todos os trabalhos planejados.

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles. (Vale 1,0 ponto)

A revolução industrial marcou a história no século XX e junto com ela a firmação do capitalismo que levou ao desenvolvimento das teorias administrativas. A revolução aconteceu devido a grande necessidade dos empresários em atender uma demanda que rapidamente aumentou. O avanço da tecnologia, utilização de novas formas de energia, substituição do trabalho artesanal, por produção industrial com uso de máquinas mantendo o uso da ferramenta humana e substituição de oficinas por fábricas e usinas. Diante destes acontecimentos surgiram as teorias administrativas para dar uma maior visibilidade e eficiência ao novo sistema implantado.

5. Divisão do trabalho e departamentalização são processos diferentes, embora ambos busquem a especialização, o primeiro ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Já o segundo ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. Conceitue departamentalização e cite seus principais tipos, discorrendo suas vantagens e desvantagens. (Vale 1,0 ponto)

Departamentalização por produtos ou serviços.

Vantagens - A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço.

Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.

Desvantagens - Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos.

Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.

Departamentalização por localização geográfica

Vantagens - Este tipo de estratégia é muito útil quando as situações externas favorecem a organização, pois permite, sem problemas, a adaptação às condições e necessidades da região em que está situada.

Como cada departamento opera em um território como se fosse uma organização independente, o administrador de cada departamento pode tomar suas próprias decisões de acordo com as diferenças territoriais.

Desvantagens - O enfoque territorial tende a deixar para segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com