TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Cooperativas

Dissertações: Gestão De Cooperativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Marketing

Curso: Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.

Professor: Janaina Baeta Neves

Nome do aluno: Cristiano Franses Gomes

Data: 15/08/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o texto:

NESTLÉ

Case: ALIMENTAR A ALEGRIA FAZ BEM

A Nestlé deseja ser percebida como empresa líder em nutrição, saúde e bem estar e para isso, criou o ambiente conceitual “Nestlé faz bem”.

A Nestlé tem se aproximado de seu consumidor através de campanhas que realizam seus sonhos. Em 2001, desenvolveu a promoção “80 anos de Nestlé, 80 Casas Pra Você”. Nos anos seguintes vieram: “Nestlé e Você no Show do Milhão”, em parceria com o SBT, “Nestlé e Você Junta Brasil” e o patrocínio do show “Pra Sempre” do Rei Roberto Carlos, onde as pessoas assistiam aos shows por preços subsidiados e ainda, doavam produtos para a Sociedade São Vicente de Paulo.

Para dar continuidade a essa relação emocional estabelecida com os consumidores, a Nestlé decidiu apoiar, em 2005, uma das maiores manifestações culturais do Brasil: O Carnaval. Assim, fez com que o consumidor cantasse o seu posicionamento, “A empresa líder em Nutrição, Saúde e Bem Estar”.

A Nestlé patrocinou o enredo “Alimentar o corpo e a alma faz bem”, da Escola de Samba G.R.E.S. Acadêmicos da Grande Rio. A empresa levou para a quadra de ensaios da Grande Rio duas ações sociais: Folia na Panela (qualificação de mães para geração de renda) e Ciranda Brasileira (educação através da arte), ambas integrantes do Projeto Nutrir. Foram promovidos encontros dos integrantes da Escola de Samba Mirim “Pimpolhos da Grande Rio” com os jovens do Ciranda Brasileira, tanto na quadra da escola, quanto na sede do projeto. O enredo da “Pimpolhos da Grande Rio” teve um enredo com tema meio ambiente, também no Carnaval 2005. Como apoio à escola, a Nestlé doou cerca de 40 mil embalagens de seus produtos para a confecção das fantasias e dos carros alegóricos. Ainda na quadra de ensaios da Grande Rio, foram abertos pontos de venda de produtos Nestlé. Para chegar também em toda a população do Rio de Janeiro, a Nestlé recebeu o apoio da LIESA: Liga Independente das Escolas de Samba. Foram adquiridas propriedades no Sambódromo (desde pórticos de entrada até pontos de venda de produtos) e construída uma arquibancada popular para 2.600 pessoas, que puderam acompanhar o desfile das escolas de samba durante a concentração, com mais conforto e segurança. O local foi batizado pelos cariocas de “Setor Zero”. Os pontos de vendas de produtos Nestlé construídos dentro do Sambódromo, receberam o nome de produtos da empresa. Desses pontos destacaram-se a loja Maggi, no setor 2, e a loja Nescafé, no setor 11. A Nestlé recebeu seus clientes, amigos, colaboradores e parceiros de negócios num camarote especial montado, também, no Sambódromo. Houve a promoção em conjunto com uma rede de supermercados, de ações de troca de ingressos para o desfile. Para que o consumidor participasse do carnaval, ele tinha a chance de ganhar ingressos de arquibancadas na compra de produtos Nestlé. Ações de apoio de mídia (TV, Rádio, Jornais, Revista e Internet) foram executadas ao conjunto das ações. Outras ações de relacionamento com clientes e incentivo de colaboradores foram executadas: Café da manhã dos camarotes Brahma, Rio Samba e Carnaval e Globeleza, no Rio de Janeiro e Flora Gil, em Salvador, com direito a ações presenciais; Feijoada da Grande Rio, numa confraternização na semana anterior ao desfile; Churrascaria dos Mestres, festa pós Carnaval com os principais mestres de bateria das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; e apresentações do Grupo Show da Escola para clientes nas lojas, vendedores em Convenção de vendas e lançamento de novos produtos.

A arquibancada que começou como “popular” foi nomeada “Setor 0” pelos beneficiários. A ação teve larga repercussão na imprensa e reconhecimento da população à Nestlé. A empresa conquistou mais de 400% em retorno de mídia sobre o investido. Mais uma vez, a Nestlé se aproximou de seus clientes mais importantes, ao levá-los para a apoteose, o que surtiu efeito em sua relação cotidiana com o varejo. E, finalmente, o Rio de Janeiro cantou e dançou “Alimentar o Corpo e a Alma faz bem”.

(Fonte: Adaptado de http://www.marketingbest.com.br/marketing-best/nestle-alimentar-a-alegria-faz-bem/ <Acesso em 30 de junho de 2014>

Instruções para realização da AD:

As avaliações deverão ser realizadas individualmente. Cite sempre as fontes pesquisadas; consulte: http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos. Tanto o conteúdo quanto a forma das atividades serão avaliadas, ou seja, além de ter coerência nos argumentos usados, o aluno também deverá fazer o uso correto da língua portuguesa. Verifique critérios de avaliação no plano de ensino da unidade de aprendizagem.

Com base no que foi estudado na unidade de aprendizagem Marketing e no

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com