TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Micro E Pequenas Empresas

Trabalho Escolar: Gestão De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

1. Leia com atenção o texto e responda às questões:

Companhia Varejo Multimarcas

O canal varejo multimarcas complementa a rede de três lojas. Neste segmento, a estratégia da empresa ao longo de 2008 envolveu ações de qualificação dos pontos de venda e de foco no público-alvo de cada marca. O resultado foi o incremento de 36,9% na carteira de clientes. Em 2008, obteve faturamento 58,9% superior ao de 2007, resultado do aumento de 23,6% na área de vendas e da maior rentabilidade das lojas. O custo dos produtos da empresa cresceu 23,4%. Assim, a empresa começa a expandir para novas praças, o que acarretou a entrada de grandes competidores, resultando em pressão no preço de venda.

O desempenho do setor varejista em 2008 refletiu principalmente o aumento do poder de compra decorrente do aumento da remuneração da população (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito, conforme informações da Pesquisa Mensal de Emprego (PME do IBGE) e do Relatório do Banco Central do Brasil.

O cenário macroeconômico mundial foi deteriorado pelo agravamento da crise de crédito norte-americana a partir de setembro de 2008. A escassez de crédito global culminou em uma crise de confiança, no Brasil, que provocou certa retração do nível de atividade econômica e a elevação das taxas de juros e da inflação.

a) Monte uma matriz SWOT da empresa. (4,0)

Forças (Pontos Fortes) Fraquezas (Pontos Fracos)

Fator Variedade no mix de marcas. Aumento nos custos dos produtos

Ambiental Foco no cliente, buscando conhecer necessidades de cada público. Tendo em vista que se trata de uma empresa de multimarcas, existem produtos parecidos com os dos concorrentes.

Interno Comprometimento em melhorar os pontos de vendas.

Fator Oportunidades Ameaças

Ambiental Explorar na fidelização de clientes, buscando credibilidade em vista dos concorrentes. Aumento da quantidade concorrente

Externo Aumento de renda da população. Possibilidade de aumentar ainda mais os preços, devido à elevação das taxas.

Estabelecer ações que serão feitas para que a empresa seja o diferencial em vista dos concorrentes. Maior possibilidade de vendas feitas no crediário, mas sem pagamento por parte do cliente.

b) Qual o fator crítico de sucesso da empresa? Justifique. (2,0)

De acordo com Antonio Celso Ribeiro Casteliano, em sua revista eletrônica edição nº 32, FCS de uma empresa é aquela condição onde não gerenciada pode causar um impacto significativo sobre o sucesso de uma empresa, considerando seu ambiente de atuação. Portanto, para a empresa em questão há uma grande necessidade de trabalhar os produtos existentes, onde a definição de um correto mix de produtos é um fator crítico de sucesso para o varejo e encontra eco sobre tudo diante do que é considerado um dos piores problemas que o varejo pode ter: Ruptura.

No Brasil, pesquisas demonstram que podemos encontrar índices de ruptura superiores a 20%, o que significa além de uma imensa perda imediata, um grande risco futuro se considerarmos que uma experiência repetida de ruptura pode estimular o cliente a optar por procurar por outra loja.

Além disso, a ruptura por vezes é um mal silencioso, pois no caso de produtos cuja maior parte das vendas é por impulso (e lembre-se que 85% das compras aproximadamente são por impulso) a ausência de determinado produto na gôndola inibe o impulso que resultaria na compra e lucro.

Neste sentido, o varejista precisa ficar atento a grande armadilha, que é definir qual o seu mix de produtos em função do seu gosto pessoal e padrão de compras e consumo. Parece pouco óbvio, mas a verdade é que em muitas pesquisas constatamos que o varejista por vezes decide o que comprar com base na sua percepção intuitiva e geralmente empírica a respeito “do que sai ou do que não sai”.

Uma prática importante para a constante avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com