TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Micro E Pequenas Empresas

Dissertações: Gestão De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Leia com atenção o enunciado e responda às questões:

Estudo de Caso Busão ME

A fabricação de ônibus é realizada em Caxias do Sul - RS. Uma linha de produtos composta pelos grupos urbanos. Em 2009 houve contratação de gestores profissionais, causando uma distância dos empreendedores da ação.

Ao longo de 2009, a indústria de carrocerias de ônibus no Brasil sofreu com os efeitos da crise financeira internacional. Após cinco anos de crescimento da produção, o ano de 2009 apresentou retração no mercado de ônibus em relação a 2008. As carrocerias produzidas pelo setor totalizaram 25.645 unidades em 2009 contra 35.410 em 2008, queda de 27,6%. A demanda no mercado interno atingiu 21.112 unidades, decréscimo de 16,1% em relação a 2008.

A empresa Busão tem 0,5% do mercado, já a Marcopolo possui market share no Brasil de 41,7%.

Ao longo de 2009, coube à Busão agir com extrema prudência e racionalidade para se adaptar à conjuntura. Em um esforço conjunto entre a Administração, o Sindicato dos Metalúrgicos e os colaboradores, a Companhia colocou em prática planos de flexibilização da jornada de trabalho sem redução dos salários, os quais foram importantes para a manutenção da mão de obra treinada e qualificada e também para a retomada da produção a partir de setembro. Os primeiros meses do ano trouxeram dificuldades, mas também proporcionaram racionalização de gastos e aumento da eficiência operacional.

A aquisição de ônibus escolares do projeto "Caminho da Escola" foi parcialmente cumprida durante o ano de 2009, devendo ter sequência ao longo de 2010, considerando-se a grande necessidade de transporte escolar no país.

a) Monte uma matriz SWOT da empresa. (4,0 pontos)

Pontos Fortes Pontos fracos Oportunidades Ameaças

Mão de obra qualificada Empresa com imagem fraca Expansão de novos projetos Queda de crescimento

Fidelidade na entrega de produtos Distancia entre os gestores Investimento do governo Concorrência forte

b) Qual o fator crítico de sucesso da empresa? Justifique. (2,0 pontos)

Produção com qualidade e eficiência.

Produzindo os ônibus com qualidade teremos competividade no mercado e sendo eficientes (qualificando a equipe) aumentaremos a produção.

c) Qual o estágio do ciclo de vida da organização? Justifique. (1,0 pontos)

Sobrevivência, pois a empresa vem em uma decrescente e esta se reestruturando para enfrentar as dificuldades do mercado.

d) Explique duas das forças de Porter com base no texto. (3,0 pontos)

Ameaça de novos entrantes: “A empresa Busão tem 0,5% do mercado já a Marcopolo possui market share no Brasil de 41,7%%.’’.

A rivalidade entre os concorrentes: “Os primeiros meses do ano trouxeram dificuldades, mas também proporcionaram racionalização de gastos e aumento da eficiência operacional.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com