TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

1) Defina Análise de Setor e Análise de Mercado

Análise de Setor: É a análise da atividade econômica que diz respeito ao agrupamento de um conjunto de atividades econômicas em setores. A análise setorial permite analisar e conhecer o contexto econômico em que determinada empresa atua, fornecendo informações e identificando tendências que possam impactar nos negócios da organização, considerando que ela é parte de um contexto maior de atividades integradas e que interagem com cadeias produtivas, arranjos concorrenciais e outros chamados condicionantes setoriais. Também ajuda o investidor a entender melhor a dinâmica da economia e seu impacto nas empresas, é uma importante análise para completar seu conhecimento e auxiliar na tomada de decisão. Está voltado para o contexto econômico.

Análise de Mercado: É um dos componentes do plano de negócio que está relacionado ao Marketing. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise de mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto\serviço se encontra.

Identifica as tendências do ambiente; descreve a indústria, histórico e projeções do mercado, as tendências e o perfil dos consumidores; analisa os principais competidores (seus 4Ps, market share), quem serão os competidores no futuro, comparar seu negócio com os dos competidores, quais são seus diferenciais; e como pretende superá-los. Está voltado para o Marketing (macro), contexto mercadológico, (clientes/concorrentes e fornecedores).

2) Quais são as variáveis para se fazer uma análise de setor? Explique-as.

Espectos demográficos: Referem-se às características gerais da população, como tamanho, concentração, composição etária, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar etc.

Aspectos econômicos: São da mais alta relevância, pois o estagio em que se encontra a economia influencia de maneira decisiva na permanência ou abertura de um novo negócio. Ex.: Inflação, taxa de juros, Produto Interno Bruto (PIB) e distribuição de renda.

Aspectos legais e políticos: Dizem respeito à avaliação de políticas setoriais, aos incentivos específicos sobre MPME (micro, pequenas e médias empresas) e á abservância de leis que regem o setor.

Aspectos tecnológicos: Determinadas mudanças tecnológicas podem afetar setores inteiros da economia. É importante avaliar se o novo empreendimento é mais, ou menos, suscetível a influências da tecnologia.

Aspectos culturais: Englobam fatores sociológicos, antropológicos, psicológicos, princípios éticos e morais e tradições.

Aspectos Naturais: Refere-se ao meio ambiente.

3) Quais são as variáveis para se fazer uma análise de mercado? Explique-as.

Clientes ou público- alvo: Esse é o ponto fundamental nos negócios, pois sem os clientes, não existe empresa. Precisa conhecer muito bem para quem vai oferecer seu produto ou serviço.

Concorrentes: A concorrência e fundamental, pois você será capaz de identificar as deficiências e as vantagens dela e determinar os possíveis pontos fracos e pontos fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com