TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPRIMENTOS E LOGISTICA

Pesquisas Acadêmicas: SUPRIMENTOS E LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  4.249 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1- Descreva a importância de uma gestão adequada de suprimento para uma empresa.

R: A administração de materiais tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiro e operacional de uma empresa. Quatro processos básicos definem esses esforços, que são; o planejar, o abastecer, o fazer e o entregar.

2- Apresente e comente as interfaces da área de gestão de suprimentos com as demais áreas e uma empresa.

R: A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa, como:

 A área Financeira, considerando a necessidade de aporte de recursos para a aquisição dos diversos materiais que serão necessários para a produção de bens e serviços.

 A produção propriamente dita, responsável pelo fornecimento das previsões de utilização dos diversos insumos, matérias-primas e componentes necessários à fabricação dos produtos oferecidos pela empresa.

 A área de vendas, por representar esse elementos-chave para definir o volume de fabricação dos produtos e consequentemente, estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens que compõem o leque de produtos oferecidos pela empresa ao mercado consumidor.

 A área de recursos humanos, em face da necessidade de suprir a área de administração de matérias com pessoal devidamente capacitado e treinado ao exercício da função.

 A área de informática como elemento importantíssimo de apoio e manutenção dos registros e informações necessários aos diversos órgãos da empresa, envolvendo as várias etapas do fluxo de suprimentos de bens, tanto destinados à produção quanto ao abastecimento do mercado consumidor.

3- Cite e comente três vantagens competitivas que poderão ser obtidas na gestão dos estoques.

 Gestão de estoques – que trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão de consumo, sistemas de controle dos estoques etc., com o objetivo primordial de adequar os níveis de estoques às necessidades dos usuários dos diversos materiais, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviços esperados para atender às exigências dos usuários.

 Gestão de compras – cuja responsabilidade envolve o atendimento das solicitações de compras de materiais destinadas aos diversos órgãos que compõem uma empresa e principalmente, atender as necessidades de reposição dos estoques planejados pela gestão de estoques, de acordo com as quantidades e prazos por ela fixados.

 Gestão dos centros de distribuição – que envolve atividades vinculadas ao recebimento dos materiais, movimentação e estocagem e fornecimento dos mesmos, de acordo com as necessidades dos usuários. A gestão dos centros de distribuição resulta no controle físico dos materiais armazenados.

4- Cite e comente três vantagens competitivas que poderão ser obtidas na gestão dos centros de distribuição.

 Facilitar um pronto atendimento às exigências dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com