TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democratica

Ensaios: Gestão Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  5.641 Palavras (23 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 23

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO

DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

IRENE CARMEM CORREA DE ARAUJO

A GESTÃO DEMOCRATICA DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO PARA TODOS

Ribeirão Claro

2011

IRENE CARMEM CORREA DE ARAUJO

A GESTÃO DEMOCRATICA DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO PARA TODOS

Proposta em Gestão Escolar apresentado ao

Curso Formação de Profissionais da Educação

para a Gestão da Organização Escolar, Secretaria

de Estado da Educação.

Ribeirão Claro

2011

1 APRESENTAÇÃO

Neste inicio do século XXI, a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda de direitos sociais, trouxeram mudanças para as politicas de gestão e de regulação da educação no Brasil, tais mudanças interferem na organização da escola e nos papeis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.

A compreensão deste processo e a legislação que dele decorre, bem como fortalecer a discussão e as deliberações coletivas na escrita, é um desafio que se coloca para toda a comunidade escolar, para todos os trabalhadores que atuam na escola publica.

Segundo Brasil (2008) nesse cenário adverso, é forçoso agir em outra direção, pois a democratização da escola implica repensar a sua organização e gestão, por meio do redimensionamento das formas de escolha do diretor e da articulação e consolidação de outros mecanismos de participação, neste sentido, é importante garantir, no processo de democratização, a construção coletiva do projeto pedagógico, a consolidação dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis, entre outros mecanismos. Isso quer dizer que a cultura e a logica organizacional da escola só se democratizarão se todos que vivenciam seu cotidiano contribuírem para que esse processo de mudança se concretize.

É de grande importância que se reflita sobre a importância da participação de todos os integrantes da comunidade escolar para a efetivação da gestão democrática e participativa, que busque cotidianamente a construção da autonomia da unidade escolar.

Portanto é fundamental a compreensão de que a construção da gestão escolar democrática é sempre processual, sendo, então, uma luta politica e pedagógica, para se impor, é necessário o envolvimento de todos, pais, funcionários, estudantes, professores, equipe gestora, comunidade local entre outros seguimentos sociais que possam colaborar com o bom andamento da escola.

Para que este processo de concretize é necessário pelo menos duas fontes de articulação, a primeira, onde de deve conhecer e intervir positivamente, na legislação educacional, ou seja, é preciso que se conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), as leis que regulamentam os sistemas estaduais e municipais de ensino, buscar a compreensão desses aparatos jurídicos como instrumentos vivos das politicas educacionais, tornando–os aliados na luta pela democratização e a segunda implica em articular professores, funcionários, pais, estudantes, coordenadores, supervisores, orientadores educacionais e a comunidade local na construção de mecanismos de participação, onde se deve buscar a consolidação de um novo processo de gestão, onde o exercício democrático seja o motor de um novo poder e de uma nova cultura escolar.

2 OBJETIVOS

- Organizar o trabalho pedagógico da escola na sua globalidade, no sentido de reduzir os efeitos da divisão do seu trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, fundamentado nos princípios da igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização dos profissionais da educação.

- Promover a interação e a coesão das ações educativas na busca de uma identidade para a escola, através do compromisso de seus atores com o papel que desempenha.

- Fortalecer as instâncias colegiadas através de reuniões, grupos de estudo, atividades extraclasse e formação continuada especifica para cada setor dentro da escola.

- Incentivar o uso das tecnologias de informação e comunicação que favorece a troca de experiência e o desenvolvimento de ações que visam o bom andamento do setor administrativo e pedagógico, como também elucidar a importância da Educação a distancia como ferramenta de grande relevância na formação continuada dos profissionais vinculados a educação.

- Implementar inovações na área metodológica, visando o nível de aprendizagem dos alunos e incentivando o uso da biblioteca da escola como forma de aprendizagem, bem como a vinculação e área da tecnologia, que é uma grande aliada na aprendizagem nos dias atuais.

3. JUSTIFICATIVA

O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua convivência no grupo, cria estruturas sociais básicas que estabelecem e se solidificam conforme vão se construindo em espaço de formação do próprio homem, sendo que as relações que são estabelecidas entre homem e natureza, nas mais diversas esferas da vida social, serão mediadas por instituições por ele criadas, tais como as religiosas, trabalhistas, educacionais, sindicatos, partidos políticos entre outras constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com