TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento Aula Tema 3

Monografias: Gestão Do Conhecimento Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

Aula tema 3

Notas: 1

Sobre o desenvolvimento de uma estratégia de ensino e aprendizagem relevante em sala de aula e com base no Modelo Ideológico de Letramento, é CORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. o professor não precisa conhecer as práticas letradas que os alunos desenvolvem fora da escola, mas é importante que ele conheça as prátcias letradas da comunidade em que o aluno está inserido.

b. o professor deve conhecer as práticas letradas que o aluno e os demais membros da comunidade da qual ele faz parte desenvolvem fora da escola.

c. o professor não precisa conhecer as práticas letradas que o aluno e os demais membros da comunidade da qual ele faz parte desenvolvem fora da escola.

d. o professor deve conhecer as práticas letradas que o aluno desenvolve fora da escola, mas as práticas letradas da comunidade não são relevantes.

e. nenhuma das alternativas acima está correta.

Resposta correta: O professor deve conhecer as práticas letradas que o aluno e os demais membros da comunidade da qual ele faz parte desenvolvem fora da escola.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois é importante que o professor conheça não só as práticas de leitura e escrita que os alunos desenvolvem fora da escola, mas também as que os demais membros da comunidade desenvolvem, pois esse conhecimento servirá como base para o desenvolvimento de práticas de letramento escolares relevantes.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Em relação ao papel do professor no que se refere às práticas de letramento desenvolvidas pelos alunos e pela comunidade em que eles estão inseridos, identifique se as afirmativas abaixo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:

( ) as práticas de leitura e de escrita são sócio-historicamente determinadas e, por isso, variam de comunidade a comunidade.

( ) essas práticas de leitura e de escrita são sócio-historicamente determinadas e não variam de comunidade a comunidade.

( ) o professor precisa conhecer as práticas de letramento dos alunos e de sua comunidade, mas não precisa, necessariamente, saber qual é a importância dessas práticas letradas na vida dessas pessoas.

( ) o professor precisa não só conhecer as práticas de letramento dos alunos e de sua comunidade, mas também precisa saber qual é a importância dessas práticas letradas na vida dessas pessoas.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Escolher uma resposta.

a. F – V – V – F

b. V – F – V – F

c. F – F – V – V

d. V – F – F – V

e. F – V – F – V

Resposta correta: V – F – F – V

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois essas práticas de leitura e de escrita são sócio-historicamente determinadas, isto é, variam de comunidade a comunidade. E justamente por causa dessa variação é que o professor precisa não só conhecer essas práticas, mas também precisa saber qual é a importância dessas práticas letradas na vida dessas pessoas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Quando um professor parte de uma abordagem relacionada ao Modelo Ideológico de Letramento para desenvolver suas práticas de letramento escolares, ele deve:

I. Iniciar a abordagem em sala de aula com práticas de letramento que o aluno ainda não conhece e não desenvolve em sua comunidade, de modo que seu conhecimento sobre práticas de letramento seja ampliado.

II. Permitir que o aluno conheça e entenda as práticas de leitura e de escrita que estão presentes em sociedades letradas, de modo que ele possa se desenvolver e atuar nesse contexto como um cidadão consciente e participativo, como exige a sociedade moderna da qual ele faz parte.

III. Fazer com que o aluno entenda como as práticas de letramento de uma comunidade funcionam e fazer com que ele saiba que elas sempre são desenvolvidas pelas pessoas a fim de atingir determinados objetivos.

Assinale a alternativa CORRETA:

Escolher uma resposta.

a. Nenhuma das alternativas está correta.

b. II e III estão corretas.

c. I e II estão corretas.

d. I, II e III estão corretas.

e. Apenas I está correta.

Resposta correta: II e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois, o papel do professor é fazer com que o aluno conheça e entenda as práticas de leitura e de escrita que estão presentes em sociedades letradas, de modo que ele possa se desenvolver e atuar nesse contexto como um cidadão consciente e participativo, como exige a sociedade moderna da qual ele faz parte. Além disso, é importante que o aluno entenda como as práticas de letramento de uma comunidade funcionam e saiba que elas sempre são desenvolvidas pelas pessoas a fim de atingir determinados objetivos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Para se apropriar das práticas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com