TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar E Planejamento

Exames: Gestão Escolar E Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO ESCOLAR

PLANEJAMENTO ESCOLAR

Podemos observar abaixo, exemplos na prática na escola referente aos sete princípios fundamentais para a prática do Planejamento:

1) DIMENSÃO PARTICIPATIVA;

Podemos citar como exemplo da dimensão participativa a Reunião Pedagógica na qual todos os funcionários da escola devem participar e podem se manifestar livremente

2) CONSCIÊNCIA E RELFEXÃO;

A consciência e reflexão podem ser observadas nas constantes avaliações feitas ao PPP (Projeto Político Pedagógico), com intermediação da coordenação, onde são meditados e discutidos com a equipe escolar e podem passar por revisões ao longo do ano, conforme avaliações do grupo diante das necessidades de reorganizações e das novas demandas.

3) INTENCIONALIDADE

Na intencionalidade, o coordenador pedagógico pode, por exemplo, definir combinados quanto à utilização e manutenção dos materiais e equipamentos dos espaços comuns da escola, como refeitório, biblioteca, quadra, parque e ateliê, além deexplicitar a intencionalidade pedagógica para cada espaço.

4) DIÁLOGO

O diálogo é fator essencial para o bom relacionamento no ambiente escolar. Neste sentido pode ser feito em vários momentos, iniciando-se pela gestão, como estratégia de construção coletiva, com toda a equipe escolar, para que assim possa ser definida a rotina no espaço da escola.

Os diálogos podem ser também, feito com os professores mediando seus alunos, assim como nos demais segmentos como os pais e responsáveis nas reuniões de pais, APM e no conselho de escola.

5) PARTICIPAÇÃO COLETIVA

Na participação coletiva, podemos citar o exemplo do trabalho do coordenador pedagógico norteando a construção do Calendário escolar nas atividades coletivas propostas pelos profissionais. Desta maneira há uma participação em conjunto dos educadores e a responsabilidade de cumprir o que foi firmado por todos, efetivando-se uma gestão democrática por meio da deliberação coletiva.

6) INTERVENÇÃO NO REAL

As intervenções podem serrealizadas através de um levantamento dos objetivos e conteúdos por área de conhecimento, para que desse modo, os objetivos da escola sejam alcançados. De posse do planejamento que os professores fazem para alcançar os objetivos das disciplinas, o coordenador pode ser um mediador para dialogar e direcionar um caminho pertinente ao desenvolvimento da potencialidade em suas aulas.

7) TRANSFORMAÇÃO

Para que ocorra a transformação, o coordenador deve ter trabalhar para que a escola seja um ambiente cada vez mais estruturado de modo a favorecer não somente a aprendizagem, como também a prática do diálogo, o incentivo à cooperação, à solidariedade, à tolerância e o respeito às diferenças. Para isso, deve estar aberto a ouvir sugestões, críticas e compartilhamento de ideias, e se igualar aos demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com