TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Trabalho Escolar: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 2

O primeiro passo é entender que planejamento estratégico é diferente de gestão estratégica. O planejamento é ser como um processo gerencial que formula os objetivos de ação e execução, para isso ele leva em conta questões externas e internas que envolvam a evolução da empresa.

A gestão estratégica tem a importância de organizar os contributos que as diversas áreas têm a dar à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários especialistas, dispersos pela organização.

Na evolução de mercado que estamos atualmente as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. Independentemente do nível e da área de especialidade, os gestores deveram conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica..

Dentro da gestão estratégica existem alguns passos a serem seguidos que são:

O diagnóstico estratégico: é a primeira parte do planejamento estratégico de uma empresa, tendo o objetivo de apontar os aspectos bons e ruins do processo administrativo da empresa. Esta análise deve ser mais realista possível, pois esta analise conduzirá todo desenvolvimento para um planejamento estratégico.

A Prontidão estratégica: A prontidão estratégica nada mais é que disponibilidade e o envolvimento que a empresa tem para melhorar os seus pontos fracos no futuro. É nessa fase que se analisa se a empresa está realmente disposta a resolver os seus problemas e se as mudanças necessárias não afetam a missão, a visão e os valores da empresa.

O Direcionamento estratégico: Depois de formular a estratégica é preciso definir em qual direção a empresa deve seguir para quais clientes vender, quem são esses clientes, o que vender e em qual segmento a empresa vai atuar. Para ter sucesso no mundo empresarial é necessário estar sempre atento a evolução das técnicas administrativas.

A Vigilância Estratégica: ou seja, deve observar acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com