TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Tese: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.

Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.

a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)

- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.

- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

R: Analisando os textos propostos e todos os materiais, entendi que planejamento e pensamento estratégico andam praticamente juntos, o planejamento sempre vai existir, que é aonde a empresa quer chegar, e o pensamento estratégico trata-se de como chegar até lá, visando garantir êxito até mesmo nas crises políticas e de mercado. Devido a momentos conturbados de inflação a escola do pensamento estratégico acabou ganhando grande importância para as administrações, mas com a estabilização financeira vejo que o planejamento volta a ser ferramenta importante para conduzir os rumos das organizações. Observei duas obras uma de Eunice Lacava Kwasnicka e outra o Safári de estratégia, nestas obras entendi que podemos localizar prós e contras no planejamento e no pensamento estratégico, com tudo mas uma vez saio com a impressão de que apesar de alguns autores ‘’andarem por varias escolas’’ os dois métodos estão ligados diretamente. Nas atuais gestões um necessita do outro para se manter.

Referência: MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph.Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

R: (2º autor) KWASNICKA,E.L- Introdução à Administração: Manual do Mestre. São Paulo: Atlas, 2005.

b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)

- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.

- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.

R: Para Robin Alves Pagano existem duas vertentes de onde o gestor percorre, o gestor utiliza a forma de análise de mercado que é uma forma mais planejada ou através da síntese que não trabalha apenas com o concreto, elementos abstratos e tendências também. Os outros dois autores também pensam que não pode existir um planejamento muito formal a longo prazo, pois não tem como garantir que elementos externos iram se manter ou não. Então, acreditam que planejamento e pensamento tem a mesma idéia, trazer o resultado esperado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com