TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Exames: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

1. Confira no quadro abaixo as principais características de cada uma das fases propostas por Greiner (1998), enfatizando o foco da gerência, estrutura da organização, estilo da alta administração, sistema de controle e ênfase da remuneração gerencial.

Quadro 1: Características das fases do ciclo de vida das organizações

Fonte: GREINER, Larry E. Evolution and revolution as organizations grow. Harward Business Review.

v. 10, n.4, 397-409, 1998.

Fase 1 – Criatividade

Fase 2 – Direção

Fase 3 – Delegação

Fase 4 – Coordenação

Fase 5 - Colaboração

De acordo com o que você estudou sobre o ciclo de vida das organizações e com o quadro acima, apresente o caso de uma empresa (real ou fictícia) e caracterize cada fase do ciclo de vida desta organização, destacando pelo menos duas características de cada fase. (4,0 pontos)

Empresa fictícia: Restaurante e Marmitaria KM.

Fase I: o negócio começou informal e baseado apenas na vontade de ter um negócio próprio. Foi montada por uma dupla de sócias onde foi feito o esquema de divulgação na busca de clientes. As marmitas eram feitas e levadas à um lugar de grande circulação de pessoas para que fossem vendidas. De início, a dificuldade era adquirir a confiança das pessoas que se perguntavam se a comida vendida era realmente boa. Para atrair mais clientes foi feito um diferencial nas embalagens que eram de isopor e conservavam o calor da comida durante mais tempo, nos talheres que eram mais firmes e de uma melhor qualidade e um adicionam de uma doce ou suco, à escolha do cliente. A cozinheira era também a atendente e a que entregava, a outra era a que cuidava das finanças e das pesquisas de mercado e investimento. Houve então, a crise da liderança, onde foi necessária a formação da hierarquia.

Fase II: Com o tempo e a fidelização de alguns clientes, foi necessária a formalização da hierarquia. A administração e a equipe técnica foram aumentadas e formalizadas para que todos pudessem respeitar uns aos outros. Mas houve uma crise de autonomia e reivindicação de poder, menor grau, pois souberam administrar isso de uma forma bastante sábia, dividindo bem as tarefas e afazeres e criação de incentivos ao estudo na área de culinária, administração, caixa, etc.

Fase III: A expansão foi grande. Até o local pequeno onde eram feitas as marmitas teve de ser aumentado. O objetivo também modificou. As pessoas queriam ter um local para comer e não só levar a marmita. Foram montadas duas estruturas de médio porte no local onde faziam as marmitas e no local onde vendiam as marmitas (“filial”). A propaganda “boca-a-boca” é bastante eficaz, sendo assim, o negócio foi expandindo muito. Então a descentralização do poder teve de existir, uma vez que agora existiam dois lugares distintos para serem tomadas as decisões em separado. A administração já fazia relatórios e indicadores para verificação e controle de lucros e investimentos. Mas nesse momento, haveria uma crise de controle, devido à autonomia dada à Filial.

Fase IV: A administração precisou de uma consultoria para que esse problema fosse resolvido da melhor forma, a equipe administrativa foi aumentada para que consolidassem a organização. Foi definida a participação dos lucros à todos os empregados. E com o aumento da equipe administrativa, a burocracia também aumentava, tendo outra crise.

Fase V: Equipes de democratização foram montadas, com a intenção de solucionar problemas, criar novos produtos no cardápio e ampliar a linha, incluindo doces para festas, etc. Essa é a fase da crise de saturação psicológica, mas nessa fase os integrantes tiveram a ideia de incluir o revezamento entre as equipes, o que se tornou viável, onde cada integrante poderia realizar “estágios” em outra área, no intuito de levar novas idéias, minimizando a saturação e a repetição.

2. Como você estudou nesta disciplina, o planejamento estratégico é o processo utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada. Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, escolha uma empresa (real ou fictícia) e desenvolva o planejamento estratégico da mesma, respondendo as questões que seguem: (6,0 pontos)

I – A empresa

a) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao setor econômico a que pertence?

Setor terciário.

b) Esta empresa pode ser classificada quanto à origem e a aplicação dos seus recursos?

Segundo setor – organizações privadas, com fins lucrativos. Dinheiro privado utilizado para fins privados.

c) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao seu tamanho (faturamento anual)?

Empresa de pequeno porte – Fatura acima de R$ 240.000,00 anuais

d) Qual o nome da empresa e em que ramo de negócios ela atua?

Restaurante e Marmitaria KM – Venda de produtos alimentícios e serviços.

II – Planejamento estratégico

a) Defina por que esta empresa está precisando de um planejamento, quem deverá desenvolvê-lo e quais as expectativas dos envolvidos em relação aos resultados do planejamento.

A empresa está crescendo e é necessário que haja uma melhoria nas estratégias desenvolvidas até agora pelo gestor, juntamente com uma consultoria externa, que deverão definir responsabilidades e organizar a “casa”. As expectativas dos envolvidos sempre deve ser a mais positiva, buscando atingir os mesmo objetivos do gestor e da equipe de consultoria para que todos juntos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com