TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica I

Monografias: Gestão Estratégica I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

1) PARTE 1: Esta questão refere-se a participação do Fórum “AD2”. (3,0 pontos)

Tema do fórum: Planejamento Estratégico/Plano de Negócio

Participe do fórum, desenvolvendo um comentário inicial, entre 8 e 10 linhas, sobre a importância do planejamento estratégico para as organizações na atualidade. Seu texto deve apresentar coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

 O tipo de letra deve ser: Arial ou Times;

 Tamanho da letra: 12.

Critérios de Avaliação do Fórum de discussão

- Inserir 1 (um) Comentário sobre o tema do Fórum: a redação deve ter em torno de 8 a 10 linhas; (2,0 pontos)

- Inserir pelo menos 1 (um) Comentário em continuidade de 1 (um) comentário já existente: elabore 1 (um) comentário em continuidade de um comentário já existente, utilizando a capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas) (1,0 pontos)

- O texto escrito por você para este fórum deverá ter coesão, seqüência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

- Articulação entre o tema proposto e as considerações apresentadas.

- Capacidade de articulação e diálogo com os demais participantes do fórum, demonstrando condição de dialogar e superando a apresentação unilateral de idéias.

- Polidez, cortesia e respeito às opiniões apresentadas.

- A transcrição de trechos das fontes pesquisadas deverá ser feita entre aspas e com a indicação da referência na parte final do seu comentário.

- As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático e fontes externas (inclusive internet) serão desconsideradas nesta avaliação.

2) PARTE 2: Esta questão refere-se a elaboração de um Planejamento Estratégico. (valor: 7,0 pontos)

Como você estudou nesta disciplina, o planejamento estratégico (plano de negócio) é o processo utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada. Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, escolha uma empresa (real ou fictícia) e desenvolva o planejamento estratégico da mesma, respondendo as questões que seguem:

1) A empresa – (3,0 pontos)

a) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao setor econômico a que pertence?

b) Esta empresa pode ser classificada quanto à origem e a aplicação dos seus recursos?

c) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao seu tamanho (faturamento anual)?

d) Qual o nome da empresa e em que ramo de negócios ela atua?

Comercial de Armarinhos FERCOR LTDA ME que pode ser classificada como setor econômico terciário (comércio e serviço), por ser uma empresa voltada a venda de mercadorias (roupas, acessórios, cama, mesa e banho) quanto à origem e a aplicação dos recursos do segundo setor, já que é uma organização privada com fim lucrativo. É uma microempresa, pois seu faturamento anual é de R$ 240.000,00.

2) Planejamento estratégico – Atividade prática (não é para dar conceito) (4,0 pontos)

a) Defina por que esta empresa está precisando de um planejamento, quem deverá desenvolvê-lo e quais as expectativas dos envolvidos em relação aos resultados do planejamento.

b) Descreva no que consistirá a etapa de sensibilização.

c) Faça Matriz SWOT, definindo os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

d) Defina a missão, a visão, o negócio, os valores e os objetivos da empresa.

e) Defina as estratégias da empresa, priorizando-as com base na matriz de GUT e estabelecendo o cronograma de execução.

f) Para cada estratégia, estabeleça uma meta, um conjunto de ações e os responsáveis.

g) Calcule os recursos financeiros necessários para desenvolver o planejamento, definindo o gasto com cada ação.

h) Descreva de que forma será feito o lançamento do planejamento e como será realizada sua monitoração, avaliação e controle.

Toda empresa precisa de um planejamento, a fim de estudar as necessidades da empresa junto com o que ela rende para assim poderem usar o rendimento para fazer a organização crescer. A Comercial de Armarinhos Fercor LTDA ME, precisa de um planejamento para definir o que deve ser feito com o setor cama, mesa e banho já que pelos cálculos da empresa, não está trazendo uma lucratividade necessária para reabastecer o setor. Os responsáveis por esse estudo são os administradores, que devem observar através de números e tabelas, do que a empresa precisa fazer.

A etapa de sensibilização tem a função de incentivar os colaboradores, através de uma reunião, a importância desse planejamento, no caso, explicar a eles que precisa atrair os clientes para aquele setor, pois, apesar de eles terem boas mercadorias para apresentar, os clientes não estão se sentindo atraídos por elas. Por essa razão, é importante a colaboração da organização para desenvolver uma atração para este setor (cama, mesa e banho).

A seguir temos a matriz SWOT da Comercial de Armarinhos Fercor LTDA ME:

Ponto Forte: Bom atendimento, atendimento com qualidade. Oportunidade: Fazer a propaganda da empresa; qualificar seus produtos.

Ponto Fraco: Não conseguir atrair os clientes para o setor cama, mesa e banho. Ameaça: Grande estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com