TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hambiental

Casos: Gestão Hambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

ISO 26000 trabalha com as várias partes interessadas (multistakeholders). É um processo também com ONG’s, com organizações, com governo, com a sociedade de modo geral. Quando os líderes de cada um desses setores participavam conjuntamente das discussões referentes à ISO 26000, eles acabavam formando os multistakeholders.

No caso da ISO 26000, podemos considerar que, em nível nacional, os stakeholders dos segmentos mais importantes de cada sociedade se reúnem, formam o workgroup (grupo de trabalho), formulam debates, discutem pontos específicos; enfim, tomam uma decisão consensual, para só então levá-la ao conhecimento das partes interessadas de todo o mundo, nas reuniões internacionais da norma. Os seis principais setores considerados pela ISO 26000 em cada país foram: Governo; Trabalhadores; Consumidores; Indústria; Organizações da sociedade civil, como ONG’s; Outros (universidades, institutos científicos, centros de pesquisa...).

A Responsabilidade Social é estabelecida por uma ética, a da construção de uma sociedade capaz de ouvir a si mesma, capaz de ouvir a todos os stakeholders que têm ligação direta ou indireta com os problemas sociais e ambientais. É nesta dimensão que mencionamos a função relevante dos multistakeholders, ou seja, o processo de troca mútua. A responsabilidade ambiental é de toda sociedade, devendo cada instituição administrar as questões relacionadas ao meio ambiente. É essencial a elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável, prevendo principalmente os impactos de sua produção na natureza.

Num estudo mais aprofundado do conceito de Responsabilidade Social, a partir da ISO 26000, percebe-se que este conceito não se remete apenas às empresas, mas a todas as instituições.

A Gestão Ambiental

A gestão ambiental ou recursos ambientais é a administração que visa de forma racional e sustentável realizar as práticas que garantam a conservação e a preservação da biodiversidade ou diversidade biológica. Neste sentido, preservar a diversidade da natureza viva. Podemos entender também como menciona Lavorato (2013, p. 1):

A Gestão Ambiental é definida como um conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para preservar a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta ordem vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de Recursos Humanos e financeiros.

Qualquer organização, a própria sociedade, as empresas de modo geral e o governo (e aqui se contempla o próprio sistema educacional) podem se utilizar da ISO 26000 para aferir seu tipo de conduta. Justamente por ser um conceito de difícil aferição é que países do mundo todo se uniram para discuti-lo.

BARBOZA, Sergio de Goes. Responsabilidade social: ética ou estética. Um desafio para educação escolar no Brasil, 2012. 148 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

LAVORATO, Marilena. Benchmarking ambiental brasileiro. Acesso em 27.02.2013, Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com