TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Integrada De Resíduos Sólidos

Artigos Científicos: Gestão Integrada De Resíduos Sólidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  492 Visualizações

2 – Descreva de forma sucinta, o significado e finalidade da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias que visa a redução não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o processo produtivo.

Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental, otimização de recursos e métodos, melhoria da qualidade dos produtos, processos e serviços, fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado, controle dos riscos com incidentes, aumento da competitividade, redução de custos, prevenção de falhas, etc.

3 – Comente duas das características químicas dos resíduos sólidos.

Composição Química

- Orgânicos: restos de alimentos, folhas, grama, animais mortos, esterco, papel, madeira, etc.. Muita gente não sabe, mas alguns compostos orgânicos podem ser tóxicos. São os chamados “Poluentes Orgânicos Persistentes” (POP) e “Poluentes Orgânicos Não Persistentes”.

“Poluentes Orgânicos Persistentes” (POP): hidrocarbonetos de elevado peso molecular, clorados e aromáticos, alguns pesticidas (Ex.: DDT, DDE, Lindane, Hexaclorobenzeno e PCB`s). Estes compostos orgânicos são tão perigosos que foi criada uma norma internacional para seu controle denominada “Convenção de Estocolmo”.

“Poluentes Orgânicos Não Persistentes”: óleos e óleos usados, solventes de baixo peso molecular, alguns pesticidas biodegradáveis e a maioria dos detergentes (Ex.: organosfosforados e carbamatos).

- Inorgânicos: vidros, plásticos, borrachas, etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com