TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoal

Trabalho Universitário: Gestão Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

1- Pesquise sobre Desenho, descrição e análise de cargo e, com base na Aula 06, discorra sobre: (Valor: 1,0).

1. CARGO

2. REMUNERAÇÃO

2.1 Salário contratual

2.2 gorjetas

2.3 gratificações contratuais

2.4 prêmios

2.5 adicional noturno

2.6 adicionais de insalubridade e periculosidade

2.7 ajudas de custo e diárias de viagem

2.8 comissões

3. SALÁRIO

4. BENEFÍCIOS

Resposta:A analise e descrição de cargos é uma ferramenta gerencial muito eficiente para uma organização, principalmente pela grande quantidade de informação que gera e que servem de subsídios para diversos processos de gestão de pessoas.A descrição e análise de cargospodem ser entendidas também como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos. Segundo a CLT (art 461) salário “É contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviço em decorrência do contrato de trabalho.Na admissão de empregados verificar-se a função é idêntica, ou seja, trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.”Dentro do salario base ou contratual existe outras formas para aumentar o valor do mesmo, que chamamos de adicionais salariais. O mais corriqueiro são os adiciona de periculosidade (quem trabalha em área de considerada de risco), Noturno (considera adicional noturno o colaborador que trabalha das 22 horas às 05 horas) e insalubridade (Colaborador que trabalha com materiais com reagente químicos). Muitas empresas já oferecem benefícios flexíveis para todos os funcionários. Dentro de um montante pré-determinado, cada um monta seu pacote de benéficos escolhendo o que mais atende suas necessidades como: saúde alimentação, educação.

2- Defina CLT e faça um breve comentário sobre os benéficos que o empregado registrado através da CLT possui. (Valor: 1,0)

Resposta:A partir da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), em 1943, os trabalhadores passaram a contar com normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, A CLT protege o trabalhador que tem registro em carteira de trabalho. Entre os seus principais direitos reservados a quem está empregado estão os de receber: salário, férias remuneradas, vale-transporte, 13° salário, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade, entre outros benéficos. Na convenção coletiva, os sindicatos dos trabalhadores se reúnem com os dos empregadores para negociar não só benefícios, mas também os valores de piso salarial, gratificações, horas extras e vales. O que for definido na convenção coletiva passa a valer para toda categoria pertencente a estes sindicatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com