TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoal

Monografias: Gestão Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

1) Diferencie “Motivação” e “Realização Profissional”. (valor: 1,5)

A motivação é um impulso, que faz com que as pessoas corram atrás de seus objetivos, faz com que os indivíduos se esforcem mais e deem o melhor de si e façam o possível para alcançar suas metas, é um sentimento, ou seja, cada um tem a capacidade de se motivar.

A Realização Profissional é está ligada a relação com a empresa que a pessoa escolhe e é escolhido para trabalhar. Seus fundamentos estão relacionados à maneira de pensar e agir das pessoas para conseguirem atingir o sucesso profissional e essa realização vem através das necessidades de cada pessoa, elas precisam estar satisfeitas.

2) Expliquem quais foram as mudanças ocorridas com a Evolução da Gestão de Pessoas. Cite no mínimo 3 exemplos de mudanças ocorridas.

(Valor: 1,5)

Com a finalidade de situar a evolução e o desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas utilizaram-se períodos históricos descritos por diversos autores.

Período Pré - Jurídico -Trabalhista (1930) - mais voltadas para as obrigações dos trabalhadores, como o cumprimento de tarefas e horário, pagamento de salário. Neste período, não havia regra alguma para contratar uma pessoa, as exigências eram bem pequenas, quando nenhuma.

Exemplos: Inexistência de legislação trabalhista; Descentralização de funções; Pessoas com qualificação instrumental primária.

O Período Burocrático (1930 -1950) - Este é o período que representa um grande marco na vida do trabalhador brasileiro. Em 1943 foi sancionada a grande Lei que regulamenta todas as relações de trabalho, e que se encontra em vigor até hoje: a CLT. Consolidação das Leis de Trabalho, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Muito do que hoje os trabalhadores possuem como direito surgiu neste momento.

Exemplos: Advento da legislação trabalhista; Primeiro departamentos de pessoal; Rotinas de apontamentos.

O Período Tecnicista (1950 - 1960) - Este foi um período de grandes mudanças empresariais. Nesta época muitas indústrias foram implantas no país. Nesta fase os imigrantes já não eram suficientes para atender a demanda das indústrias, e, portanto muitos postos trabalho surgiram e assim sendo, ampliou a migração interna.

Exemplos: Implantação de numerosas fábricas; Conceito de sistemas de recursos humanos; Maior preocupação com eficiência e desempenho.

3) Disserte sobre a relação “Pessoas e Organizações”. [Tamanho do texto: entre 15 e 25 linhas] (valor: 2,0)

As instituições não funcionam somente com maquinas, funciona com pessoas, o fator humano nas empresas é fundamental para o desenvolvimento das atividades. Equipes, empresas ou corporações é resultado do trabalho de um grupo de pessoas e empresas não têm sucesso, pessoas sim. As pessoas são a parte importante no governo, nas corporações ou em qualquer outra empresa. Todos nos sabemos que é impossível imaginar uma organização sem pessoa, pois delas dependem para o seu funcionamento.

As organizações surgem exatamente para aproveitar os esforços de várias pessoas que trabalham coordenadamente, ou seja, organizações é igual a grupo de pessoas em busca da satisfação mútua, traçando objetivos comuns aos colaboradores e a empresa.

Não é preciso somente prever problemas, mas sim corrigi-los e a parte essencial para isso são as pessoas e elas devem se consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas, utilizando adequadamente processos seletivos com o objetivo de maximizar os lucros.

4) Disserte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com