TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competências

Resenha: Gestão Por Competências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

A Administração, a Gestão de Pessoas e a Gestão por Competências

Segundo Maximiano (2008), a história deixa evidente que as cidades, governos, exércitos e organizações religiosas utilizavam a administração como forma de promover certa ordem e regularidade. No início da Revolução Industrial, a indústria tinha um enfoque totalmente voltado para a produção e a lucratividade. A aplicação da administração em relação direta à indústria só teve início, de fato, dois séculos após a Revolução Industrial, pois neste período diversos conceitos foram desenvolvidos e as expansões das atividades econômicas fizeram com que a utilização da administração pelas indústrias se tornasse necessária e também questão de tempo.

A administração fazendo parte do contexto organizacional trouxe em foco a necessidade de observar com maior atenção os aspectos relacionados ao capital humano inserido em todos os ambientes e setores da empresa. Tendo de assimilar diversos cenários, como os sociais, econômicos e políticos, a empresa que almeja sucesso em seus objetivos começou a investir mais nos setores que tem enfoque nas relações humanas.

As Relações Humanas, que também já foi denominada de Relações Industriais, Administração de Recursos Humanos, e atualmente, Gestão de Pessoas, começaram a ter maior destaque a partir da década de 80. Segundo Gil (2007), ocorreram diversas mudanças, tanto ambientais quanto organizacionais, intensificação do fluxo econômico, desenvolvimento da tecnologia e acelerado crescimento da concorrência. E devido a esse grande número de desafios, os procedimentos relacionados ao Capital Humano passaram por questionamentos relativos ao método em que vinham sendo utilizados, muitos dos quais se encontravam obsoletos e ineficazes.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »