TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas: O papel da ética na vida profissional

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  4.391 Palavras (18 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 18

Gestão de Pessoas: o papel da ética na vida profissional

Resumo

Este artigo é de suma importância para que se discuta sobre o papel da ética na gestão de pessoas diante dos processos constantes de mudança organizacional, as novas tendências que o mercado exige e no desafio que é gerir pessoas. As organizações, seja ela qual for, é altamente sujeita a mudanças, principalmente no contexto de crises que hoje vivenciamos. Os gestores devem estar sempre atentos a diversidade, ao inusitado, onde os colaboradores passam a solucionar problemas em conjunto com a empresa a fim de conseguir driblar e incorporar os desafios que aparecerem. O principal objetivo geral deste trabalho é saber a importância da Ética na Gestão de Pessoas, uma vez que, nos dias atuais, as equipes devem se preocupar com a ética, implantá-la e seguir seus padrões e valores dentro e fora da empresa, são medidas essenciais para quem quer alcançar a excelência profissional. Bem como ficou estabelecidos os objetivos específicos divididos em 3 (três) partes, conceitos e práticas em gestão de pessoas, o papel da ética dentro das organizações e a motivação e excelência profissional no papel de gerir pessoas, formando assim a base de cada um dos capítulos deste artigo. É necessário que as empresas saibam lidar com as transformações constantes e se preparem para ocupar um cenário com organizações cada vez mais competitivas.

Palavras chave: gestão de pessoas, ética, desafios, organizações.

Abstract

This article is of paramount importance to be discussed on the role of ethics in personnel management in the face of constant processes of organizational change, new trends that the market demands and the challenge is to manage people. Organizations, whatever it may be, is highly subject to change, especially in the context of crises that today we experience. Managers should always be attentive to diversity, unusual, where employees come to solve problems together with the company in order to be able to dribble and incorporate the challenges that appear. The main aim of this study is to know the importance of Ethics in Personnel Management, since, nowadays, the teams should care about ethics, implement it and follow its standards and values ​​inside and outside the company, are essential measures for those who want to achieve professional excellence. And it was established specific objectives divided into three (3) parts, concepts and practices in people management, the role of ethics within organizations and the motivation and professional excellence in the role of managing people, thus forming the basis of each of the chapters of this article. It is necessary for companies to know how to deal with the changes each set and prepare to take up a scenario with increasingly competitive organizations.

Keywords: people management, ethics, challenges organizations.

Introdução

O conceito de ética de modo geral é relacionado com valores e regras determinadas pela sociedade, as quais fornecem diretrizes e padrões pré-estipuladas para guiar toda ação humana.

A ética é bastante usada, mas, mesmo assim, Valls (1993) diz que a ética é como aquelas coisas que todo mundo sabe o que é e como aplicar, mas ninguém sabe explicar como funciona. Essa dificuldade existe quando ela é operacional, em organizações diversas.

A ética corporativa é apenas um ponto aplicado no conceito de ética geral, que atua como disciplina teórica com pouca unanimidade. Apesar da ética ter foco em empresas ou corporações, a ética organizacional ou corporativa está ligada a ética geral (Cañas-Quirós, 1998).

O conceito de ética corporativa é compreendido como um conjunto de valores e normas que possibilitam distinguir não somente o certo e o errado, mas também quem é honesto e desonesto na organização. (BEDANI, 2008)

A ética corporativa possui uma visão além de seu tema proposto, que além de buscar o que é bom do que é mau, se relaciona com as partes sociais, ambientais e econômicas, assim aumentando sua produtividade, levando as empresas a realizar negócios e gerar melhores resultados.

As organizações passaram a implementar programas específicos para gestão da ética dentro de cada empresa, além de ser percebível como a inclusão do tema está presente em todas as certificações que avaliam a funcionalidade dos programas e da empresa em si.

De acordo co Gil (2009, p.17), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais”.

A Gestão de Pessoas traz outro olhar em torno dos funcionários de uma empresa, enxerga-os como colaboradores, como parceiros, não mais como um recurso de organização, servil e passivo, mas, como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações (RIBEIRO, 2008).

Na área profissional, é imprescindível que os clientes reconheçam a empresa como ética a fim de consolidar uma relação de confiança. Nesta área, a falta de ética representa um grande risco que pode levar da instituição a falência.

Para Whitaker (2007), os desafios éticos são vistos sob duas perspectivas onde a primeira envolve a projeção de valores para o exterior se relacionando de forma positiva, onde a organização que respeita o meio ambiente, traz benefícios para a comunidade e promove ações de sustentabilidade. A segunda relaciona-se com o público interno da empresa, onde se encontram os executivos, acionistas, empregados e fornecedores. Assim, os esforços são feitos para que se crie um sistema que assegure o modo ético de operar, respeitando a ética das organizações e os princípios do direito e da moral.

Fundamentação Teórica

Gerir pessoas é um grande desafio das organizações, e a ética está inserida dentro deste processo. A ética é a base profissional, que se resume em qual postura as pessoas assumirão na construção da consciência e responsabilidade social.

O conceito de ética de modo geral é relacionado com valores e regras determinadas pela sociedade, as quais fornecem diretrizes e padrões pré-estipuladas para guiar toda ação humana.

A ética é bastante usada, mas, mesmo assim, Valls (1993) diz que a ética é como aquelas coisas que todo mundo sabe o que é e como aplicar, mas ninguém sabe explicar como funciona. Essa dificuldade existe quando ela é operacional, em organizações diversas.

A ética corporativa é apenas um ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com