TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção e operações

Tese: Gestão de produção e operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Administração da Produção e Operações

Professor MBA – Sebastião F. Irineu

1 - Planejamento Industrial como Administração da Conjuntura:

1.1 - MRP: (manufacturing resources plainning) ou Planejamento de Recursos

para Manufatura.

A indústria ocidental de uma maneira geral, funcionou ao longo do tempo dentro de um esquema de forte departamentalização.

Implicando em fortes fronteiras (um departamento não se comunicava com outro) entre as atividades dos vários departamentos, buscando sempre objetivos individuais, mesmo que derivados dos objetivos globais da empresa.

Durante muito tempo o sistema de departamentalização apresentou resultados considerados excelentes, se exaurindo (acabando) ao longo do tempo, se comparado aos mais novos e mais ágeis competidores no mercado internacional, com destaque para o Japão e os Tigres Asiáticos (China Nacionalista – Twain, Coréia do Sul e Cingapura).

O sistema de departamentalização apresenta para os dias de hoje uma inércia muito forte e não mais aceitável.

Entenda-se: Estoques altos (o tempo total que os materiais gastam para atravessar todas as etapas sucessivas de estocagem e produção, até que se converta no produto final) e prazos de entrega não confiáveis.

A partir da década de 70, as empresas começaram a atacar este problema de inércia de reação, desenvolvendo um sistema de planejamento além das fronteiras dos departamentos, criando assim o MRP.

A base para a criação e o desenvolvimento desse novo sistema foi à distinção entre demanda “independente” e “dependente”.

Exemplo: A demanda do mercado comprador é considerada Independente e deve ser submetida a métodos de previsão. (verificam-se informações de vendas do ano anterior no mesmo período, calcula-se % a mais ou a menos de vendas conforme histórico).

A partir daí a demanda que constitui os materiais do produto final ou acabado é dependente, devendo ser calculada a partir da demanda independente dos produtos finais, na qual estão definidos os consumos unitários de materiais.

GRÁFICO DA DEMANDA “INDEPENDENTE” E “DEPENDENTE”

Método de Previsão Demanda Independente

Método Demanda Dependente

de cálculo

com base

na produção

Mudanças na demanda Independente devem refletir-se na demanda Dependente continuamente, indo contra as bases de departamentalização, com suas metas individuais.

a) Objetivo:

Manter em mente um rápido feed-back (resposta/retorno) entre a evolução do mercado e o suprimento industrial e as bases da produção com menores estoques intermediários.

Distúrbios na produção ou no suprimento geram um reflexo imediato nos produtos finais, daí a necessidade um rápido feed-back entre as áreas de produção, suprimentos e vendas.

b) Resultado:

Uma grande necessidade de controle da capacidade disponível dos recursos (financeiros, compras, desenvolvimento de produtos, engenharia, suprimentos e vendas)

Como premissa o planejamento industrial tem de ser profundamente coerente com o planejamento comercial e com a produção.

VENDAS

CUSTOS PLANEJAMENTO

FINANCEIRO

2. – Planejamento Industrial como Administração da Conjuntura:

2.1 – Cadeia Industrial:

Qualquer empresa industrial está inserida num conjunto de empresas que contribuem sequencialmente para a produção e a distribuição do produto, até que chegue ao consumidor final.

Chamamos este conjunto de empresas de Cadeia Industrial.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com