TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção e operações

Trabalho acadêmico: Gestão de produção e operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

a

2012

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

Aline Sachinelli 09153942 Valdir Aguiar 1061124944 Luis Gustavo Gomes 0501168

Alexandre Vieira Braga Fagnani 5212959506

Ana Gabriela Faustino Candido

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Administração da Produção e Operações

Prof. Cesar Barbosa

Valinhos, 13 de Novembro de 2012

ETAPA 3

MPR I e MPR II

Material Requirements Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais, o MRP é um sistema que auxilia as organizações a planejar e controlar suas necessidades de recursos. O MRP divide-se em MRP I e MRP II.

O primeiro permite o cálculo de quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento, verificando os componentes envolvidos no pedido para que o mesmo seja providenciado a tempo.

O MRP II permite que a empresa avalie os impactos e implicações da futura demanda das áreas de finanças e engenharia, e também analisem as implicações quanto à necessidade de materiais. Este também tem por objetivo o cumprimento de prazos, porém visa redução de estoques.

PREVISAO DE VENDAS

A previsão de vendas usa os números anteriores para fazer prognósticos de desempenho em longo ou curto prazo. É um trabalho traiçoeiro, porque muitos fatores diferentes podem afetar as vendas futuras: declínios econômicos, mudança de funcionários, alterações na moda e tendências, maior competição, recalls de fabricantes e outros fatores. Mas existem vários métodos padronizados para fazer previsões cada vez mais precisas.

Sem as previsões de vendas, torna-se muito difícil manter a empresa na direção correta. É preciso prestar atenção nas estações do ano para não investir muito em uma estação que vende pouco. É preciso prestar atenção no que dizem os analistas das indústrias que preveem crescimento robusto em vendas em datas comemorativas, entre outros.

Com uma previsão de vendas precisa em mãos, você pode fazer planos para o futuro. Se as previsões dizem que no mês de dezembro você realiza 30% das suas vendas anuais, então é preciso aumentar a produção em setembro para se preparar para o mês de maior procura. Também pode ser inteligente investir em vendedores sazonais. Uma simples previsão de vendas pode dar informações sobre todos os outros aspectos do seu negócio.

As previsões de vendas também são uma parte importante do início de uma nova empresa. Quase todas as novas empresas precisam de empréstimos ou capital inicial para comprar tudo o que é necessário para lançarem-se no mercado. Você não pode simplesmente entrar em um banco com uma ideia brilhante e muito entusiasmo. É preciso mostrar números que provem a viabilidade do seu negócio. Em outras palavras, é necessário ter um plano de negócios.

O efeito geral de previsões de vendas precisas é o gerenciamento mais eficiente de uma empresa, economizando com excesso de estoque, aumentando lucros e servindo seus clientes de um modo melhor.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTAO EMPRESARIAL

São sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Os ERPs são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS MATERIAIS

Recursos materiais são itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para a construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabado. Tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que sejam importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.

Como estes sistemas interagem entre si?

Interagem de modo complementar, com base na previsão de vendas, diminuindo estoques e aumentando os lucros. Os sistemas MRPI e MRPII permitem o calculo da quantidade de materiais necessários permitindo que a empresa avalie o impacto da futura demanda. Desse modo, dá-se a importância da existência de um sistema integrado de dados e processos que facilitam a automação da empresa, inclusive no que diz respeito a administração de recursos materiais, abastecendo a empresa de maneira continua ate o seu produto final.

ETAPA 4

MRP

O MRP tem como objetivo permitir o cumprimento dos prazos de entrega de pedidos com a mínima formação de estoques possível, planejando minuciosamente as compras e a produção dos itens nas quantidades necessárias e no momento apropriado.

O MRP é um sistema de demanda totalmente dependente, uma vez que seu processo é derivado de uma outra decisão tomada antes dele. Sob uma perspectiva de planejamento e controle, o resultado da atividade da gestão da demanda já é uma visão do futuro, sob o aspecto de que os clientes irão comprar. Sendo que esta informação é uma das mais importantes para o chamado programa mestre de produção (PMP). Este programa é uma das fases mais importantes do planejamento e controle de uma empresa, pois é a principal entrada para o planejamento das necessidades de materiais.

JUST

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com