TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira

Por:   •  1/11/2016  •  Ensaio  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DE ORÇAMENTO

Introdução

O presente trabalho tem como tema gestão de orçamento, com objectivo principal de  analisar os tipos de orçamento no sector fabril bem como são tratados dentro da contabilidade de custo, evidenciando todos exercicios possiveis que possibilitam a melhor compreensão do tema.

OBJECTIVO GERAL

Capacitor o grupo para auxiliar na elaboração e analise e interpretação de oçramento empresarial, efectuando mudanças de rumo quando necessário, e adopter medidas de melhoria do processo continuo de planeamento empresarial

OBJECRIVO ESPECIFICO

  1. Compreender os tipos de planeamento de uma empresa;
  2. Perspectivar o orçamento como um instrumento de gestão
  3. Enumerar as vantagens  da gestão orçamental;
  4. Conhecer a importancia das vendas no processo de orçamentação;
  5. Distinguir os diferentes tipos de orçamento;
  6. Apreender a utilizar o orçamento para controlo e o apuramento de desvios;
  7. Definir orçamento de base zero;
  8. Descrever a forma como flexivel pode ser utilizado no conteolo dos gastos.

METODOLOGIA

 Na elaboração do presente trabalho usamos  a pesquisa de dados na internet e no livro de contabilidade analitica e de gestão.

CONCEITO

 Orçamento é um relato dos resultados esperados e expressos de maneira quantitativa. É a tradução em números de todos os outros tipos de plano conjunto de planos e politicas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite a administração conhecer, a priori, o resultado operacional da empresa e, em seguida executar os acompanhamentos necessarios para que estes resultados sejam alcançados e os possiveis desvios sejam analizados, avaliados e corrigidos.

Referir que uma empresa industrial se caracteriza, de modo sucinto, pela aquisição, armazenagem e transformação de materias em produtos acabados com o recurso a máquinas e operarios. Os produtos fabricados guardam  no armazem, por sua vez, a recepção dos pedidos dos clientes, cuja execução dá origem a facturas e consequentes recebimentos.

ALGUNS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO

A Gestão orçamental abrange as funções de planeamento e controlo; logo, não é mais do que uma aplicação restrita dos principios gerais da gestão das empresas, abragendo as referidas funções de planeamento e controlo.

  1. A finalidade ou missão de uma empresa ou entidade está bem definida nos estatutos;
  2. Os objectivos são metas mais proximas ou fins a atingir (ex. rendibilidade do capital proprio).

O processo de planeamento envolve a selecção das varias alternativas de desenvolvimento possiveis para a empresa. Na sua escolha há que entender ao seu potencial e aos objectivos por ela fixada e as oportunidades que estão ao seu alcance.

No que diz respeito ao potencial da empresa, há que inventarial os meios de que dispõe nos seguintes planos (funcoes):

  • Industrial;
  • Comercial;
  • Humano;
  • Financeiro.

ANALISE DO PONTENCIAL INDUSTRIAL

Quando analisamos o potencial no plano Industrial, temos que ter em consideração o estudo da capacidade de fabrico, da eficiencia do equipamento fabril, dos gastos da produção e da manutenção. É assim, possivel avaliar a capacidade de inovação da empresa e a qualidade dos produtos e ou serviços produzidos.

analise do potencial comercial

Analise do potencial comercial envolve o estudo dos segmentos de mercado (nacional e Internacional) e das quotas detidas pelo produto. A estrutura comercial e a situação da ocorrencia são igualmente aqui estudadas.

analise do potencial humano

Relativamente ao potencial humano, há que estudar a qualificação, a idade do pessoal ao seviço da empresa, com vista a possibilitar a adopção de politicas apropriadas nesta area.

analise potencial financeiro

O estudo do potencial financeiro tem a ver com a capacidade financeira da empresa e recorre aos métodos caracteristicos da analise financeira ( liquidez, endividamento, etc).

FASES DA GESTÃO ORÇAMENTAL

A gestão do orçamento obedece três fases:

  1. Elaboração dos orçamentos para o periodo de gestão considerado, os quais constituem a base de actuação ou “standard”;
  2. Medição e registo da actividade real e sua comparação com os respectivos orçamentos;
  3. Analise das causas dos desvios apurados e tomada de decisões correctivas com vista a eliminar futuros desvios resultantes do mesmo tipo de causas.

As abordagens recentes do planeamento empresarial consideram os conceitos de planeamento estratégico, táctico e operacional.

O planeamento estratégico- abrage um periodo de 3 a 10 anos futuros e formula as estrategias, as politicas, os objectivos e as acções que tem o horizonte temporal referido. Para isso, analisa o meio ambiental, os segmentos de mercado e da clientela, os concorrentes e efectua o diagnostico ou a avaliação interna da própria empresa. O resultado deste processo consubstancia-se em indicadores de longo prazo.

O planeamento táctico- é a actividade que segue o plano estratégico e aborda os objectivos anuais a partir da reflexão que deriva das orientações emanadas daquele plano e da evolução previsivel do ambiente para cada uma das áreas de negócio ou das funções principais da empresa.

O planeamento operacional- converte o plano de longo prazo nas necessidades do futuro imediato. Normalmente designado por orçamento é levado a cabo na base de um ano. O orçamento anual é dividido em meses e, em certos casos, em semanas, para indicar a direcção que a empresa adopta no imediato.

Nesta perspectiva, as fases do planeamento empresarial são:

  1. Estabelecer os objectivos da empresa;
  2. Estudar o ambiente em que a empresa vai operar e inventariar os factores externos que poderão afectar o seu funcionamento;
  3. Estudar recursos existentes com vista a uma gestão mais eficiente na sua utilização;
  4. Determinação da estrategia para cumprimento dos objectivos através dos meios constantes de um plano global que contenha os objectivos estrategicos;
  5. Definição de programas de acção para conseguir os objectivos estrategicos seleccionados nos planos de longo e de curto prazo, cubrindo pelo menos um periodo de um ano ou parte deste e contendo conjuntos de indicações identicos  aos do orçamento anual.

VANTAGENS DA GESTÃO DO ORÇAMENTO

não há duvidas àcerca das vantagens que advém para a empresa derivadas da aplicação do método da gestão orçamental. No entanto, isto não significa que a sua implementação na geralidade das empresa em Portugal não acarrete dificuldade, nem sempre faceis de ultrapassar.

Em primeiro lugar, existe alguma ignoráncia dos principios de gestão em muitas empresas. Normalmente, as pessoas vem o orçamento como um meio de controlo dos superiores irarquicos e não como um auxiliar da sua gestão. Dai a sua grande discrença relativamente ao sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com