TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão sustentáveis

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Helen Bordon – Turma GEEN ABC 14

Atividade Individual

Texto: 2.3 DER KLEINEN (O Pequeno Truque)

As diferenças culturais são notáveis em outras culturas principalmente durante uma negociação e uma delas é o jeitinho brasileiro que é percebido por outras culturas.

No Brasil o jeitinho brasileiro faz parte dos negócios. Aos empresários alemães falta o senso para o pequeno truque ( Der Kleinen Dreh) que torna tudo possível.

Os alemães não aprovam muito esse “ jeitinho” brasileiro , pois o procedimento planejado e correto lhes parece ser a melhor estratégia . Já os brasileiros utilizam muito esse recurso de improvisação como uma verdadeira arte de sobrevivência. Por esse motivo em uma negociação , deve-se investir no cultivo do bom relacionamento . Pois senão quase não se consegue avançar por aqui , muito menos alcançar resultados confiáveis.

Entre os pesquisadores de relacionamento  os alemães são considerados como  monocromos e brasileiros como policromos . Em outras palavras: alemães preferem executar uma coisa depois da outra , avançar ‘ponto por ponto’ , manter a agenda tanto quanto possível . ”Brasileiros estão acostumados a fazer várias coisas ao mesmo tempo-que entretanto pode significar que a tarefa dure mais.

Durante um ano que morei na Alemanha como Au Pair na casa de um empresário que fábrica um produto que não tem no Brasil.

Logo em nossas conversas ele me perguntou sobre minha formação acadêmica e soube que que eu era formada em administração de comércio exterior . Convidou-me para trabalhar com ele no escritório da empresa . Nos tornamos amigos e eu administrava a casa e as finanças a ponto de ter o cartão de crédito e senha dele.

Antes que eu voltasse ao Brasil ele me propôs que eu fosse representante comercial dele no Brasil com um contrato de exclusividade e eu aceitei.

Porém ao chegar no Brasil e pesquisar e analisar vi que os custos , impostos e licenças  necessárias para importar encareciam muito o produto e tornava inviável representar a marca no Brasil.

Então surgiu a idéia de montar uma filial no Brasil com ele sócio e com contrato de exclusividade. Esse foi o “ jeitinho brasileiro” que achei de não perder o negócio e ganhar dinheiro como temos um bom relacionamento fiz a proposta para ele que aceitou e agora estou terminando o projeto para apresentá-los a investidores .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com