TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Trabalho Universitário: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

A ginastica existe desde antes do século 19 e sua origem vem do grego gymnastiké, para significa Arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar – lhe agilidade, e gimnos significa nu, despido. A ideia era exercitar – se sem roupas, sem nenhum tipo de empecilho para a pratica dos exercícios físicos.

Para os gregos significava exercícios, como corridas, lançamentos, saltos, lutas e etc. Mas podemos considerar que a ginastica atual nasceu no ano de 1800.

O movimento ginastico europeu pode ser entendido de acordo com o conjunto sistematizado pela ciência e técnica nos países ao longo do século 19, especialmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França. Na Europa entre 1800 e 1900 foram destacados quatro escola que compreendiam os exercícios físicos, escola Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa.

As linhas originais da ginastica passaram por um jejum de aproximadamente cem anos sem mudanças significativas, mas com o movimento do Oeste, na França, o movimento do Centro, na Alemanha, Áustria e Suíça; e o movimento do norte, nos países da Escandinávia, esse jejum terminou. Naquela época a ginastica tinha como um dos seus principais propósitos condicionar os militares para lutarem por seus respectivos países, mas com o aperfeiçoamento da ginastica nas escolas europeias, a ginastica tomou um papel importante na sociedade na indústria e principalmente pedagógico. No entanto a ginastica ainda tinha uma característica de ditar o corpo perfeito e ideal, mas com o passar do tempo a ginastica foi evoluindo, e chegou em um conceito diferente, em que só o cultivo do corpo perfeito não era mais o único ideal. Então surgiu uma ginastica que criou espaço para o componente lúdico e cultural corporal, o prazer, a inteireza e a técnica – arte da linguagem corporal, desta forma surge a ginastica geral.

A federação Internacional de Ginastica (FIG) é a grande responsável pela difusão da GG na atualidade, pois a denominação de GG foi proposta pela FIG, isso no final da década de 1970 e começo da década 1980, para se referir as atividades da ginastica fora da competição, ou seja para distinguir os esportes ginásticos, do universo não competitivo da ginastica. Em 1984, foi oficializado o comitê técnico de ginastica geral (CTGG), portanto pode – se dizer que a década de 1980 assinalou a propagação da GG.

A ginastica geral, é em primeiro lugar uma atividade regular dentro de um contexto de entusiasmo e jogo, mas a participação é sobretudo, determinada pelo prazer de praticar, e seus principais objetivos são, favorecer a saúde, condição física, integração social e despertar o interesse pessoal pela atividade física, assim contribuindo para o bem estar físico e psicológico de seus praticantes, porem a GG não tem finalidade competitiva, e é voltada para o lazer.

A ginastica geral surgiu no Brasil, mais acentuadamente na década de 1980, na mesma época foi oficializado o Departamento de Ginastica geral na confederação brasileira de ginastica (CBG). Os principais impulsionadores do movimento da GG no Brasil, foram os professores, Fernando Augusto Brocha (SP) e Carlos Roberto Alcântara de Rezende de (MG), e alguns fatores importantes na década de 1980 assinalaram essa fase inicial de expansão da GG no Brasil. Os festivais nacionais de ginastica, a institucionalização do departamento de GG na confederação brasileira de ginastica, cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com