TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Dissertações: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

(Paulo Freire)

RESUMO

As Atividades Aquáticas são consideradas uma modalidade esportiva que virou atrativo e mania nacional, justo que engloba diversos fatores de benfeitorias aos seus adeptos, e que, explorado pedagogicamente poderá desempenhar um papel relevantemente positivo no processo de ensino e aprendizagem. Partindo da compreensão de que para se formar um professor, faz-se necessário assumir, tanto o educando quanto o educador um papel de coerência na maneira do pensar de cada indivíduo. A existência do esporte no ambiente escolar necessita ser potencializado, bem como toda prática esportiva, deixando de lado as contraversões do apenas pensamento filosófico e/ou da repetição mecanicista de movimento. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do desejo de provocar análises e reflexões acerca desta realidade social no âmbito escolar e social, visa apresentar o conhecimento e a importância da cultura lúdica associada à formação profissional, bem como as mudanças da cultura das transmissões da modalidade e seus processos pedagógicos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo discutir o problema de como endossar a vivencia da modalidade Atividades Aquáticas no âmbito escolar e analisar as ‘‘atividades aquáticas na escola’’. Tornando-se relevante a análise desenvolvida a partir das aprendizagens ocorridas na disciplina e entrevista com o professor Antonio Edson, a professora Selise Carneiro e alunos ao qual colaboraram no desenvolvimento da pesquisa embasada teoricamente na apostila da disciplina.

Palavras-chave: Atividades Aquáticas; Esporte; Escola.

INTRODUÇÃO

O projeto social foi feito pela aluna Adeise Lopes que está cursando o 6 semestre do curso de Licenciatura em Educação Física EAD em 2014 entre 19/07/2014 ao dia 28/07/2014 O projeto foi desenvolvido no Colégio Jose Ferreira de Oliveira, situado no distrito de salgadalia, conceição do Coité- ba. Este projeto atenderá alunos do fundamental II.

As atividades aquáticas têm grande importância na formação dos alunos, pois estes estão em processo de desenvolvimento e necessitam de atividades que favoreçam a construção e o fortalecimento de valores essenciais para a formação do seu caráter, es Portanto este trabalho se desenvolveu a partir dos objetivos que norteiam esta pesquisa pretendendo discutir sobre a problemática da prática esportiva das AULAS DE ATIVIDADES AQUÁTICAS: “Atividades aquáticas na escola”,

DESENVOLVIMENTO

1. - CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS

Ao contextualizar as ATIVIDADES AQUÁTICAS tem-se a necessidade de conhecer a trajetória histórica das atividades aquáticas, com o intuito de nortear os estudos relacionados à área.

Ao ser introduzido as atividades aquáticas no ambiente escolar, segundo LEMOS, et all (2010, p.46), que, ... Com a análise dos fragmentos dos documentos de Educação Básica... ... Não há ocorrência da esportivização como objetivo das aulas de Educação Física. Desta feita, cabe ao profissional Professor de Educação Física, desenvolver um método de ensino, sendo que:

O método de ensino é mais do que uma tarefa, é um modo de trabalho que reúne elementos criticados, isto é, o professor, o estudante e o conhecimento apontam para a necessidade de compreender algumas de suas respectivas teorias.

(VEIGA. 2006, p. 35)

Em fim, ao priorizar as Atividades Aquáticas na aula de Educação Física, o professor deve está atento aos conteúdos a serem explicado, cujo sejam claros e de fácil compreensão, em que possibilite o desenvolvimento dos fundamentos técnicos, sempre possibilitando a percepção de que as Atividades Aquáticas tem significado histórico, deixando os alunos associaram as modalidades envolvidas à modalidade, coordenado pelo diálogo associando as características da sociedade.

2. - DESCRIÇÕES DO PROJETO

O Projeto de Prática é parte integrante do curso de Licenciatura em Educação Física – EAD, no contato entre discente e meio líquido, especialmente nas sé¬ries iniciais, há a necessidade de o indivíduo se integrar harmonio¬samente com o meio em que se encontra, a fim de evitar possíveis problemas com as propriedades e particularidades da água, tais como o afogamento e o medo.

No meio líquido, como um espaço educativo, é vital o papel do pro¬fessor no processo de aprendizagem, primando pela abordagem de ações significativas e, principalmente, não traumatizantes.

Como será que as instituições educacionais e os seus professores estão lidando com o ensino das atividades aquáticas? Sob a pers¬pectiva exclusiva do método e da técnica para alcançar os objeti¬vos da aula? Ou a partir de condutas e estratégias que valorizam o indivíduo como um todo e facilitam a aprendizagem, como as dinâmicas lúdicas?

Vale salientar que, pensando, especificamente, na vivência da ati¬vidade, o professor não pode descartar a possibilidade de propor, como projeto da escola, passeios em clubes aquáticos, acampa¬mentos em fazendas, chácaras ou sítios com piscina, por exemplo. Ações relacionadas com as atividades aquáticas não envolvem, ne-cessariamente, o esporte aquático em si, pois o objetivo da Educa¬ção Física escolar não é a simples prática de algo, mas, assim como os demais componentes curriculares, atingir objetivos comuns à Educação.

3. – PÚBLICO ALVO

• Alunos que estão cursando o 6º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física – EAD, do Centro Universitário Claretiano.

• Alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Jose Ferreira de Oliveira.

• Alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Municipal Antonio Nunes

4. – OBJETIVO

• Proporcionar a aproximação com a realidade de trabalho, envolvendo atividades aquáticas, em escolas da Educação Básica.

• Estimular a reflexão sobre a realidade verificada e as discussões teóricas da área.

• Colaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com