TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Trabalho Universitário: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Guts Muths, um dos fundadores da ginástica na Alemanha, assim se expressa sobre o que deve dar fundamento à ginástica:

Uma verdadeira teoria da ginástica deverá ser fundamentada sobre bases fisiológicas que a prática de cada exercício ginástico deverá ser calculada segundo a constituição de cada individuo.

Segundo Soares et al, a saber: apresenta relevância social por estar vinculada:

“... a explicação da realidade social concreta e oferecer subsídios para a compreensão das determinantes sócio-históricos do aluno... Como muitas de suas variações representam avanços da ciência e da técnica, o alunado passa a ter acesso ao que há de moderno na contemporaneidade, adequando-se as possibilidades sócias cognocitivas discente”.

Langlade & Langlade 16 (1970), do seu desenvolvimento e sistematização surgiram escolas (francesa, alemã), movimentos (norte, oeste) e linhas. Desta forma, podemos reconhecê-la de maneira mais ampla no rol das atividades humanas corporais, a partir de duas bases (apoios e giros) e de cinco fundamentos (equilibrar, saltar, rolar/ girar, balançar/ embalar, suspender/ trepar) segundo o Coletivo de Autores. Estudos mostram que hoje há aproximadamente 33 tipos de ginástica (Dieckert), originadas das bases e dos fundamentos supracitados.

Langlade17 apresenta a ginástica moderna como sendo decorrente: do aumento das horas de trabalho nas indústrias; do aumento de horas de estudo sob uma ordem e disciplina geradoras de imobilidade; diminuição de tempo livre e aumento de aglomerações urbanas reduzindo o espaço físico para as práticas atlético-desportivas; da esbelta beleza grega como modelo ideal de corpo esculpido por uma vida dedicada ao desporto como agente de educação, saúde e lazer. Diante destes fatos evidencia-se que o autor tem por base o discurso da medicina, legitimando a presença da Ginástica / Educação Física também na escola.

O Movimento Ginástico Europeu foi caracterizado por elementos comuns a certas correntes de pensamento que ultrapassaram fronteiras estaduais e tornaram-se predominantes à luz de uma ciência e de uma pedagogia que fundamentaram as práticas internacionais, fomentadas por intercâmbios, pelas competições, por eventos pedagógicos, científicos e técnicos.

O referido movimento visou opor-se a Ginástica das Escolas ou Métodos ginásticos, mais precisamente ao caráter analítico, segmentação do movimento, interpretação objetiva e estática, centradas em posturas e atitudes moralistas gerando uma prática estilizada e direcionada para fins direcionados à saúde e à estética/beleza. Elegeu-se a forma natural, a movimentação total, criando com a evolução desta idéia, a Ginástica Orgânica. Com esta foi criada a base da Ginástica Feminina Moderna, atual Ginástica Rítmica que foi amplamente estudada por pedagogos interessados pela área escolar. Passou-se a buscar a universalização dos conceitos ginásticos, atribuindo-se à mesma os fins competitivos tendo como marco fundamental à realização das Lingíadas em Stocolmo, desencadeando o processo de esportivização e universalização do conhecimento.

GINÁSTICA GERAL/GINÁSTICA PARA TODOS NA ESCOLA

A ginástica escolar tem como objetivo expor o aluno à experiências de movimentos que contribuam para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com